Mundo

Emoção não faltou em dois jogaços na Copa Árabe, que selaram as classificações de Egito e Argélia às semifinais

Egito bateu a Jordânia na prorrogação e pegará a Tunísia, enquanto a Argélia medirá forças com o anfitrião Catar, após superar Marrocos nos pênaltis

A Copa Árabe concluiu as quartas de final no último sábado. E, depois das classificações de Catar e Tunísia, a definição dos outros dois semifinalistas seria emocionante. O Egito podia ser favorito no duelo contra a Jordânia, mas sofreu um bocado e só arrancou a virada por 3 a 1 na prorrogação. Mais dramático ainda seria o clássico entre Argélia e Marrocos, com empate por 2 a 2 na prorrogação – incluindo até a gol antológico. Foi somente nos pênaltis que os argelinos confirmaram sua passagem, com o triunfo por 5 a 3 na marca da cal.

Egito garantiu a classificação mais cedo, com os 3 a 1 sobre a Jordânia, num duelo bem difícil. Aos 12 minutos, os jordanianos abriram o placar com um lindo chute de Yazan Al-Naimat. E o primeiro tempo poderia ver um placar mais amplo dos asiáticos, que mandaram até bola no travessão. A reação egípcia começou nos acréscimos da primeira etapa, com uma cabeçada de Marwan Hamdy que rendeu o empate. De qualquer maneira, foi apenas na prorrogação que a reviravolta se concretizou. Ahmed Refaat marcou o segundo dos Faraós no primeiro tempo extra e Marwan Dawoud concluiu o resultado no penúltimo minuto do jogo.

Pouco depois, era esperado um clássico igualado entre Argélia e Marrocos. Ainda assim, o nível de emoção excedeu as expectativas em Doha. Os gols só surgiram no segundo tempo. Os argelinos saíram na frente com um pênalti convertido por Yacine Brahimi e o empate marroquino veio na sequência, em cabeçada de Mohamed Nahiri. O grande lance da noite surgiu no primeiro tempo da prorrogação, quando Mohamed Belaïli arriscou um chute da intermediária e anotou um golaço por cobertura para retomar a dianteira para a Argélia. Mesmo assim, Marrocos voltou a igualar em mais uma cabeçada, agora com Badr Benoun. Já nos pênaltis, o goleiro Raïs M’Bolhi defendeu o tiro de Karim El Berkaoui e os argelinos foram impecáveis para selar a vitória por 5 a 3.

Na sexta, o Catar tinha enfiado 5 a 0 nos Emirados Árabes Unidos e a Tunísia bateu Omã por 2 a 1. As semifinais da Copa Árabe acontecem na próxima quarta-feira, com Tunísia x Egito e Catar x Argélia. Os duelos têm transmissão gratuita no YouTube da Fifa. Já a final acontecerá no sábado, 18 de dezembro.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo