Ederson é o único brasileiro indicado ao Troféu Yashin; Bellingham é favorito ao Troféu Kopa
Vencedor do Troféu Yashin em 2019, Alisson ficou de fora da lista de indicados a melhor goleiro da temporada

Não foram só os indicados e indicadas à Bola de Ouro que a France Football divulgou nesta quarta-feira (6). A revista francês também revelou os nomes que concorrem ao Troféu Yashin, de melhor goleiro da temporada 2022/23, e ao Troféu Kopa, de melhor jogador sub-21.
O único brasileiro indicado entre estas categorias é Ederson, do Manchester City. Terceiro colocado em 2019 e 2022, o goleiro esteve entre os 10 melhores em todas as quatro edições do Troféu Yashin. Já Alisson, vencedor do prêmio em 2019 e segundo lugar no ano passado, ficou de fora.
Apesar de ter conquistado a Premier League, a Champions League e a Copa da Inglaterra com o Manchester City, Ederson não está entre os favoritos para ser eleito o melhor goleiro da última temporada. O marroquino Yassine Bounou, o argentino Emiliano Martínez e o camaronês André Onana também concorrem ao prêmio e foram os únicos goleiros na lista da Bola de Ouro.
Nominated for the 2023 Yachine Trophy
Ederson @ManCity @CBF_Futebol #trophéeyachine #ballondor pic.twitter.com/lkWLFpR0VT
— Ballon d'Or #ballondor (@ballondor) September 6, 2023
Já o Troféu Kopa tem um grande favorito: Jude Bellingham. Destaque do Real Madrid neste início de temporada, o inglês foi indicado à Bola de Ouro pela sua facilidade nas saídas e orientações de bola, capacidade de ler e resolver situações, qualidade de passe e força que mostrou por Borussia Dortmund e seleção inglesa, além dos 15 gols e oito assistências em 51 jogos na temporada passada. Em 2021, ficou em segundo lugar na disputa pelo troféu, perdendo para Pedri.
O principal candidato a disputar o prêmio com Bellingham é Jamal Musiala, do Bayern de Munique, que também está entre os 30 nomes que concorrem pela Bola de Ouro. A joia alemã foi terceiro colocado nas últimas duas edições do Troféu Kopa e conquistou o Campeonato Alemão e a Supercopa da Alemanha na temporada 2022/23, somando 16 gols e 18 assistências em 55 aparições.
Indicados ao Troféu Yashin 2022/23:
- Yassine Bounou (Marrocos, Sevilla, agora no Al-Hilal)
- Thibaut Courtois (Bélgica, Real Madrid)
- Ederson (Brasil, Manchester CIty)
- Dominik Livakovic (Croácia, Dinamo Zagreb, agora no Fenerbahçe)
- Mike Maignan (França, Milan)
- Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
- André Onana (Camarões, Internazionale, agora no Manchester United)
- Aaron Ramsdale (Inglaterra, Arsenal)
- Brice Samba (França, Lens)
- Marc-André ter Stegen (Alemanha, Barcelona)
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Indicados ao Troféu Kopa 2022/23:
- Alejandro Baldé (Espanha, Barcelona)
- Jude Bellingham (Inglaterra, Borussia Dortmund, agora no Real Madrid)
- Eduardo Camavinga (França, Real Madrid)
- Gavi (Espanha, Barcelona)
- Rasmus Hojlund (Dinamarca, Sturm Graz e Atalanta, agora no Manchester United)
- Jamal Musiala (Alemanha, Bayern de Munique)
- Pedri (Espanha, Barcelona)
- António Silva (Portugal, Benfica)
- Xavi Simons (Holanda, PSV, agora no RB Leipzig)
- Elye Wahi (França, Montpellier, agora no Lens)
Critérios e regulamento
O Troféu Yashin e o Troféu Kopa são prêmios anuais organizados pela revista France Football. Enquanto o primeiro premia o melhor goleiro da temporada, o segundo premia o melhor jogador sub-21.
O período analisado para a premiação é o da última temporada europeia, entre agosto de 2022 e julho de 2023. Todas as competições realizadas no período são levadas em considerações, incluindo as disputadas por seleções. Para estar entre os indicados, o jogador deverá ter disputado mais da metade das partidas de seu clube durante a temporada.
Os três principais critérios utilizados para concorrer aos prêmios são: desempenho individual e caráter decisivo e impressionante; apresentações coletivas e premiações; classe e fair play. Os jurados do Troféu Yashin são 100 jornalistas, um de cada país dos 100 primeiros do último ranking da Fifa de seleções. Já o júri do Troféu Kopa é composto exclusivamente pelos vencedores da Bola de Ouro.
Cada jurado nomeia três jogadores por ordem decrescente de mérito a partir de uma lista de dez jogadores elaborada pela France Football , membros da redação do jornal francês L'Équipe e, nesta edição, o ex-atacante Didier Drogba, embaixador da Bola de Ouro.
Os nomeados recebem cinco, três e um pontos, respectivamente. O jogador que somar mais pontos leva o prêmio. Os critérios de desempate são o número de indicações para o primeiro lugar, seguido da quantidade de vezes citada para a segunda colocação e para a terceira. A cerimônia de premiação será realizada no dia 30 de outubro.