Mundo

Bravo anuncia aposentadoria sustentando recorde impressionante na La Liga

Aos 41 anos, chileno encerra carreira com importantes títulos por Barça e Manchester City

Após passagens por importantes clubes, como o Manchester City e o Barcelona, o goleiro Claudio Bravo anunciou a sua aposentadoria do futebol aos 41 anos de idade.

Em acordo com o Real Betis, seu último clube da carreira, o chileno decidiu encerrar a trajetória no futebol profissional.

Por meio de um vídeo publicado nas suas redes sociais, Bravo agradeceu ao carinho dos fãs e colocou ponto final em uma carreira com dois importantes recordes, um pelo Barcelona e um pela Seleção Chilena.

O goleiro Claudio Bravo foi campeão da Champions Legue em 2015 com o  Barcelona. Foto: Icon Sport
O goleiro Claudio Bravo foi campeão da Champions Legue em 2015 com o Barcelona. Foto: Icon Sport

“Olá a todos. Por meio deste vídeo gostaria de dizer que vou deixar o futebol profissional. [Quero] agradecer ao Colo-Colo, agradecer à Real Sociedad, agradecer ao Fútbol Club Barcelona, agradecer ao Manchester City, agradecer também ao Real Betis Balompié, agradecer a todos os companheiros que pude ter ao longo da minha carreira.”

Ainda em 2003, o então jovem goleiro Claudio Bravo surgia no Colo-Colo, tradicional equipe chilena, onde conquistou dois títulos nacionais.

Como se destacou rapidamente no futebol sul-americano, Bravo embarcou para a Europa e, em 2006, foi contratado pela Real Sociedad.

Após se destacar por oito anos na equipe do País Basco, o chileno foi contratado pelo Barcelona. Na equipe catalã, inclusive, atingiu um primeiro feito histórico.

Em Barcelona, Claudio Bravo ficou oito rodadas de La Liga sem sofrer gols, somando um total de 755 minutos de invencibilidade, recorde que não foi batido por nenhum goleiro desde então.

Após perder espaço na disputa da titularidade com Ter Stegen, o chileno se transferiu para o Manchester City e participou dos primeiros anos de Pep Guardiola na equipe inglesa.

No Reino Unido, Bravo conquistou dois títulos de Premier League antes de voltar à Espanha em 2020, quando deu início ao seu último clube da carreira, o Real Betis.

Pelo Chile, Bravo se tornou o atleta mais velho a jogar na Copa América

Pela Seleção Chilena, Claudio Bravo quebrou marca na Copa América de 2024. Foto: Icon Sport
Pela Seleção Chilena, Claudio Bravo quebrou marca na Copa América de 2024. Foto: Icon Sport

Além de conquistar títulos em duas importantes ligas europeias, Bravo também se destacou como um nome histórico no gol da Seleção Chilena de Futebol.

Capitão da Geração de Ouro de La Roja, o chileno conquistou dois títulos de Copa América, em 2015 e 2016, entrando para a história do seu país.

Mas, além disso, em 2024, Bravo também se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida pela sua seleção em edições de Copa América, com 41 anos e 77 dias.

Dono de importantes marcas por onde passou, Claudio Bravo se despede do futebol e se prepara para viver novos desafios na vida profissional, dessa vez longe dos gramados:

“Um momento gratificante na minha vida, em todos os aspectos que podem ser desenvolvidos, então muito obrigado a todos e agora é hora de desenvolver uma nova etapa da minha vida.”

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo