Copa do MundoMundo

A Fifa que se cuide: Simpsons terão episódio sobre a Copa

O futebol está longe de ser o esporte mais popular em Springfield. Na cidade de Os Simpsons, os clubes mais populares são os Isotopes (beisebol), os Ice-o-topes (hóquei no gelo) e os Atoms (futebol americano). O que não impede Homer de participar da Copa do Mundo, mesmo sendo ignorante no assunto. E como um dos árbitros do torneio.

A Fox confirmou que terá um episódio de sua próxima temporada centrado no Mundial de 2014. A iniciativa faz parte de uma série de associações do desenho com o esporte, que incluem parcerias com Boca Juniors, Zenit, Barcelona e Corinthians. Será a volta da família ao Brasil desde o polêmico episódio ‘Feitiço de Lisa’, quando até mesmo autoridades do governo brasileiro ameaçaram a Fox de processo. E ‘You Don’t Have to Live Like a Referee’ promete causar novas controvérsias não apenas com o país, mas também com a Fifa.

Segundo a sinopse divulgada pela emissora, Homer é contratado como árbitro da Copa após ter sua integridade elogiada em um concurso de oratória da Escola Elementar de Springfield. No Brasil, a honestidade de Homer é posta à prova por um esquema de manipulação de resultados arquitetado por gangsters sul-americanos. Assuntos delicados, como a série costuma tratar de praxe, mas que devem ser discutidos com um humor inteligente. E, desde já, ficam as expectativas sobre os astros que podem pintar no episódio. Será que Messi ou Neymar ganharão suas versões amarelas?

Relembre cinco episódios em que o futebol aparece em Os Simpsons

– Marge Games (18ª temporada)

Homer já se aventurou como árbitro de futebol antes. Porém, sua experiência é limitada a partidas de garotinhas de Springfield, quando nem Lisa aprovou suas atuações – ela resolveu praticar o esporte depois de ver um filme indiano sobre Beckham. Ronaldo aparece no episódio, acusando a menina de ser uma ‘cai-cai’.

– The Cartridge Family (Nona temporada)

A melhor definição da visão dos Simpsons sobre futebol. A partida entre México e Portugal em Springfield é vendida como um espetáculo, mas o tédio diante do jogo parado causa uma revolta imensa no estádio. Pelé também faz uma ponta, entrando em campo só para fazer um merchandising e receber um saco de dinheiro.

– Brother from the Same Planet (Quarta temporada)

Bart aparece no início do episódio participando de um time de futebol ao lado de outros garotos da cidade. O técnico da equipe é o Sr. Muntz, pai de Nelson, que dá ao filho uma viagem à “Escola de Futebol e de Atuação de Pelé”.

– Write the Future (Comercial)

Cristiano Ronaldo também teve sua versão de pele amarela. O craque português foi transformado em desenho em uma propaganda da Nike de 2010, na qual ele se encontra com Homer em rápida passagem.

– Blame it on Lisa (13ª temporada)

A primeira vinda dos Simpsons ao Brasil contou com uma visão estereotipada do futebol no país. Na chegada da família ao hotel, os funcionários fazem embaixadinhas com as malas e outros objetos.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo