Por que Vinícius Jr. tem duelo à parte contra o Borussia Dortmund no Mundial?
Brasileiro acumula boas atuações diante da equipe alemã e mira repetir performances de destaque no torneio nos EUA

O MetLife Stadium recebe o duelo entre Real Madrid e Borussia Dortmund neste sábado (5), às 17h (de Brasília), nas quartas de final do Mundial de Clubes. O jogo eliminatório também é marcado pelo reencontro do time alemão com o que o jornal “Marca” definiu como “seu inimigo número um”: Vinicius Júnior.
A declaração está longe de ser um exagero. O brasileiro marcou quatro gols em dois jogos disputados contra a equipe Black Yellow, e o confronto mais recente foi pela fase de liga da Champions League em outubro do ano passado. Na ocasião, teve hat-trick de Vini Jr. e vitória Merengue por 5 a 2 de virada.
Alguns meses antes, em junho, as equipes haviam se enfrentado na final da Champions 2023/24, e o Real Madrid levou a melhor ao fazer 2 a 0 no Estádio de Wembley — com um gol do camisa 7.
— Vinícius Júnior se tornou um verdadeiro inimigo do Borussia Dortmund. Foram duas partidas, mas o suficiente para o atacante do Real Madrid encontrar um de seus rivais favoritos no time alemão — destacou o “Marca”.
Vinícius Jr. brilha em jogos do Real Madrid contra o Borussia Dortmund
A prévia da escalação do Dortmund tem Julian Ryerson entre os titulares. O norueguês foi o jogador responsável por tentar frear o ímpeto do brasileiro nas partidas anteriores, mas não conseguiu muito êxito.
No jogo da final da Champions, Vini Jr. teve o maior número de dribles bem-sucedidos (8) e mais duelos no chão vencidos (12), enquanto Ryerson foi o atleta mais driblado (5) e o que teve mais duelos no chão perdidos (10). As informações são da plataforma “Sofascore”.
No embate mais recente, o brasileiro somou cinco dribles corretos e seis duelos ganhos pelo chão, além de dois passes decisivos. Com as credenciais previamente apresentadas, Vinícius obrigou o então técnico Nuri Sahin a fornecer ajuda a Ryerson na marcação, e o defensor conseguiu não ser driblado nenhuma vez e vencer três duelos terrestres.

O “Marca” enfatizou que Vinícius Júnior ainda não teve um desempenho semelhante ao apresentado neste último encontro com o Dortmund e pode retomar as performances acima da média justamente contra o time alemão.
Esse “embate à parte” deve ser um dos destaques do jogo pelas quartas de final do Mundial de Clubes. O atacante Merengue começou o torneio com atuações tímidas e desencantou ao marcar contra o RB Salzburg na última rodada da fase de grupos. Ele segue como uma das principais esperanças de gols do técnico Xabi Alonso.