Mundial de Clubes

‘Ganhamos em campo’: Torcedores do León protestam contra Fifa em jogo de substituto com o Flamengo

Clube mexicano foi excluído do Mundial em março; Los Angeles FC herdou a vaga no grupo D

DIRETO DOS ESTADOS UNIDOS — Em março, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu que o León, rival sorteado para o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, não disputaria mais a competição nos Estados Unidos. O motivo de tal exclusão? A equipe de James Rodríguez é controlada pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, outro time mexicano que está no torneio — algo vetado pelo regulamento da nova Copa do Mundo.

A determinação não coube recurso, mas os torcedores do León, mesmo após o início do Mundial, seguem protestando contra a Fifa. Nesta terça-feira (24), a Trivela conversou com alguns adeptos mexicanos no Camping World Stadium, em Orlando, onde Flamengo e Los Angeles FC (clube que herdou a vaga do León) se enfrentaram pela terceira rodada do grupo D.

— Aqui (na frente da camisa) dizemos que na cancha (campo) nós ganhamos. Ganhamos no campo. E bem aqui (parte de trás da camisa), que a Fifa é corrupta e “fora grupo Pachuca”. Ganhamos na cancha. O que se ganha se respeita. Moramos em León, somos de León, viemos até aqui, pagamos tudo com o coração — disse um torcedor.

— Se o León tivesse se classificado, nós teríamos lotado o estádio. Vemos muitos torcedores brasileiros, vemos muito Flamengo, vemos muita gente do Brasil. Justo Orlando, acho que é uma cidade brasileira, mas se o León estivesse aqui, metade do estádio seria toda do León. Mas, bom, Brasil, nós gostamos do Brasil, fomos ao Brasil, à Copa do Mundo do Brasil, obviamente. Já os vencemos (Flamengo) — concluiu.

Pachuca e León integram o conglomerado esportivo comandado pelo empresário Jesús Martínez Patiño, que também administra os clubes Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, no México, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.

“É uma afronta ao futebol mexicano”

— É uma humilhação. É uma afronta ao futebol mexicano. É uma afronta aos torcedores do León, não só no México, como no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos, que tem muitos torcedores mexicanos. É doloroso. León tinha que estar aqui hoje, porque ganhou — protestou outro adepto.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Relembre a nota oficial da Fifa sobre a exclusão do León

“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo.

A Fifa toma nota da decisão do Comitê de Apelação da FIFA, que seguiu um processo independente. A integridade de todas as competições é primordial, e mais detalhes serão fornecidos no devido tempo, de acordo com o artigo 10.4 do Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025”.

Como o Los Angeles FC herdou a vaga do León no Mundial?

Com a exclusão do León, a Fifa decidiu que Los Angeles FC, vice-campeão da Concachampions vencida pelo León em 2023, e o América do México, equipe melhor colocada da Concacaf no ranking de clubes, disputariam a última vaga no grupo D do Mundial.

Os dois times mediram forças no último dia 1º de junho, e o Los Angeles saiu vitorioso. No BMO Stadium, a equipe californiana bateu os mexicanos por 2 a 1 e carimbou passaporte rumo à competição.

Foto de Andrey Raychtock

Andrey RaychtockColaborador

Colunista da Trivela. Mais angustiado que um goleiro na hora do gol. Jornalista com passagens por Globo, Esporte Interativo (atual TNT Sports) e Cazé TV. Percorrendo os becos e vielas do futebol alternativo e dividindo o que encontrei.
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo