Mundial de Clubes

Por que gol salvador de ex-Flamengo revoltou rubro-negros no playoff do Mundial

Igor Jesus ajudou o Los Angeles FC na vitória e classificação diante do América do México

O Flamengo conheceu, na madrugada deste sábado (31), seu terceiro adversário no Mundial de Clubes. Trata-se do Los Angeles FC, que venceu o América do México por 2 a 1, com direito a prorrogação no BMO Stadium, e garantiu a última vaga da competição.

Os rubro-negros que ficaram acordados parecem ter gostado da classificação do clube estadunidense, já que o time mexicano é considerado carrasco por ter eliminado o Mais Querido na Libertadores de 2008. Em contrapartida, muitos torcedores reclamaram do gol de Igor Jesus, que salvou o Los Angeles e forçou a prorrogação.

Nada contra o cria do Ninho do Urubu. Muito pelo contrário. As críticas foram direcionadas à gestão do clube, que negociou Igor por 2 milhões de euros com o Estrela Amadora e permitiu a ascensão de Evertton Araújo, jogador da mesma posição e que vem sendo muito cobrado pela arquibancada na atual temporada. Veja alguns comentários.

“O Flamengo preferir vender o Igor Jesus para ficar com Everton Araújo é muita sacanagem”.

“Como eu queria o Igor Jesus de volta no lugar desse Evertton Araújo”.

“Deus, leva o Evertton Araújo e traz o Igor Jesus de volta”.

“Flamengo deixou sair o Igor Jesus para ficar com o Evertton Araújo. Parabéns aos envolvidos”.

Cinco meses após a transferência para o futebol português, em janeiro desse ano, Igor Jesus foi comprado pelo Los Angeles FC, por 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões da época). Dono de 50% dos direitos econômicos do jovem volante, o Rubro-Negro teve direito à metade do valor.

Como foi a vitória do América-MEX sobre o Los Angeles FC

Foi um primeiro tempo de muita fumaça vinda das arquibancadas e pouca inspiração dentro das quatro linhas. Com um time melhor tecnicamente, o América do México teve mais a bola e tentou ditar o ritmo da partida, mas sem sucesso. O Los Angeles, por sua vez, fechou bem os espaços e apostou num jogo mais direto, de transição rápida e objetiva.

A equipe estadunidense foi ligeiramente superior na etapa inicial, porém, não soube traduzir isso em gol. Veio o segundo tempo, e os mexicanos se aproveitaram de erro infantil dos donos da casa para largarem na frente. Delgado deu entrada imprudente em Érick Sánchez dentro da área, e o VAR denunciou o lance ao árbitro. Pênalti. Brian Rodriguez deslocou Lloris na cobrança e inaugurou o marcador.

O LA, no entanto, não se entregou. As mexidas do técnico surtiram efeito, e o time da Califórnia buscou o empate pouco antes dos acréscimos. Igor Jesus subiu alto em cobrança de escanteio, testou consciente e forçou a prorrogação.

No tempo extra, Bouanga, melhor jogador do time estadunidense, recebeu passe de Giroud e acertou lindo chute. Virada na Califórnia e LA classificado para o Mundial.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que Los Angeles FC e América-MEX se enfrentaram?

Promovida pela Fifa, a partida entre Los Angeles FC e América do México tinha como finalidade determinar qual time herdaria a vaga do León no Mundial de Clubes. O time verdiblanco se classificou graças ao título da Champions League da Concacaf de 2023, mas o regulamento do torneio proíbe que clubes com o mesmo dono disputem o torneio — caso de León e Pachuca.

Assim, a entidade máxima do futebol decidiu que o vencedor do confronto entre o vice-campeão continental de 2023 e a equipe de maior pontuação no ranking da Concacaf — que ainda não estava entre os participantes — entraria no Grupo D, de Flamengo, Chelsea e Espérance.

Quando e contra quem o Flamengo estreia no Mundial?

O Espérance, da Tunísia, será o adversário do Flamengo na estreia do Mundial de Clubes. A bola rola no dia 16 de junho, uma segunda-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Quatro dias depois, na sexta-feira (20), às 16h (horário de Brasília), o Rubro-Negro mede forças contra o Chelsea, também no Lincoln Financial Field. A equipe carioca fecha a fase de grupos no dia 24 de junho, quando encara o Los Angeles FC, às 22h (horário de Brasília).

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo