As possíveis surpresas de Abel Ferreira no Palmeiras contra o Chelsea
Palmeiras não terá Gómez, Murilo e Piquerez, mas não se pode cravar que os substitutos serão as opções mais óbvias

Que o Palmeiras vai ter uma escalação inicial inédita nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes já é certeza.
O Alviverde nunca deixou de ter Piquerez, Gómez e Murilo ao mesmo tempo, nesta temporada — os dois primeiros estão suspensos, e o terceiro tem uma lesão na coxa esquerda.
Mas não é possível cravar que Vanderlan, Bruno Fuchs e Micael, que seriam as mudanças lógicas, serão os substitutos na partida contra o Chelsea, que pode levar o Alviverde à semifinal do Mundial.
A dupla de zaga até pode ser considerada razoavelmente provável. Mas na lateral-esquerda, haverá pouca surpresa se Abel Ferreira testar alguma novidade.
Vanderlan não tem a plena confiança do treinador. Jogou pouco nesta temporada e vem de um histórico desfavorável em 2024. Quando Piquerez se lesionou, ele viu Caio Paulista furar a fila para se tornar titular, inicialmente.
Facundo Torres é um dos candidatos a jogar pelo setor como ala. Allan também pode aparecer na equipe por ali, deslocado do outro lado. O que significaria uma posição vaga na ala direita.
Conversa no gramado gera dúvida
No treino de terça-feira (1º), Abel se deixou flagrar em uma conversa com Flaco López, Raphael Veiga e Mayke. Nenhum dos três é titular da equipe atualmente.
No gramado, o técnico claramente explicava posicionamentos, usando garrafas d'água e outros objetos como jogadores.
Flaco tem entrado bem nos jogos. Mas, quando iniciou diante do Inter Miami, ficou devendo. A questão é que Vitor Roque também tem entregado pouco.
Veiga foi titular em dois dos quatro jogos na Copa, sem muito brilho. Mas Maurício, bem diante do Al Ahly e do Inter Miami, sumiu contra o Botafogo.
Mayke entrou bem diante do Glorioso espetado como um ponta/ ala. Mas sua escalação só faria sentido se Allan mudasse de lugar no time. Com a qualidade do futebol que ele vem apresentando, sacá-lo da equipe seria um erro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bola aérea voltaria a ser perigosa
As entradas de Veiga e Flaco fariam sentido em um contexto específico: a retomada da importância da bola aérea. Sem o camisa 23, o jogo pelo alto do Palmeiras ficou inofensivo.
Tirando o cruzamento de Aníbal Moreno para Murilo — que Ali, do Ahly concluiu contra no 2 a 0 da fase de grupos — o Alviverde praticamente não levou perigo em bolas alçadas.
A questão é que Veiga, ainda que bata melhor na bola, não está conseguindo entregar as outras valências necessárias, em razão de sua forma física deficitária.
Diante de tantas questões, tentar cravar uma formação titular para o jogo seria um palpite menos embasado do que dizer que Abel certamente vai ter uma solução fora do óbvio para o jogo.