Em jogo de fenômenos, Palmeiras bate Al Ahly e vence a primeira no Mundial de Clubes
Alviverde faz seus primeiros dois gols no torneio em partida com interrupção no segundo tempo

DIRETO DOS ESTADOS UNIDOS – O Palmeiras vencia o Ahly do Egito, por 2 a 0, aos 17 do 2º tempo, quando o sistema de alto-falante do MetLife Stadium e todos os telefones celulares, em um uníssono de campainhas, avisaram: “Procurem abrigo dentro do estádio, risco climático severo”.
O risco era de queda de raios, mas fazia muito sol no momento, o que deixou a situação ainda mais surreal. O mesmo sol de 33 graus Celsius que fez o Palmeiras jogar o primeiro tempo com o “freio de mão puxado” — bem como a linha defensiva do time africano desabar para descansar antes do intervalo.
Até por isso, o Ahly foi melhor na primeira etapa, com quase 70% de posse de bola, atacando as costas de Giay.
Mesmo assim, houve oportunidade para Estêvão criar duas boas jogadas. Aos 18, bateu errado após limpar a marcação na entrada da área. Aos 20, fez o lance pela esquerda e cruzou, mas ninguém estava na área.
Abel se corrigiu no intervalo

Para o segundo tempo, Abel corrigiu uma rota que é até difícil explicar a razão de ter sido inicialmente tomada. Tirou Veiga, que chegou a ser expulso na primeira metade (foi salvo pelo VAR) e colocou Maurício. Também promoveu a entrada de Flaco para a saída de Vitor Roque.
O time já estava claramente melhor, aos 4, quando Aníbal Moreno bateu falta da esquerda do ataque, e Abou Ali cabeceou contra, pressionado por Flaco: 1 a 0.
Dez minutos depois, um fenômeno precedeu o outro. O relógio apontava 14 quando Estêvão recolheu o rebote da área do Palmeiras, tocou para Maurício ainda no campo defensivo, que avançou. O passe para Flaco, rasteiro, foi perfeito.
Depois dos 3 a 2 sobre o Bolívar em La Paz, pela Libertadores, partida em que Flaco fez um gol e deu uma assistência, Richard Ríos comentou no Instagram, em uma foto do atacante postada pelo perfil do Palmeiras no Instagram:
— Por que estão postando foto do Ronaldo Fenômeno?

E, de fato, o gol do argentino em Nova Jersey poderia ser assinado pelo pentacampeão. Flaco recebeu, se impôs fisicamente, ganhou do zagueiro e bateu na saída de El Sheneway para fazer 2 a 0. Três minutos depois, veio o alerta de raio e a paralisação de cerca de 49 minutos.
Quando o jogo voltou, o Ahly, sem escolha, esboçou uma reação. Mas num dia de dois fenômenos, o Palmeiras ficou mesmo com a vitória e encaminhou sua classificação para a segunda fase do Mundial.