Mundial de Clubes

Luis Enrique cutuca Botafogo após classificação do PSG no Mundial de Clubes

Treinador espanhol relembrou da derrota para Glorioso na fase de grupos depois da goleada sobre Inter Miami

Após golear o Inter Miami nas oitavas de final do Mundial de Clubes, Luis Enrique relembrou do Botafogo durante coletiva. O treinador espanhol destacou a diferença de estratégia entre o Glorioso e a equipe de Lionel Messi diante dos Parisienses.

Luis Enrique se mostrou satisfeito com a atuação do PSG, principalmente na etapa inicial, quando teve 73% da posse de bola e 10 finalizações. Não à toa, os Parisienses marcaram todos os quatro gols da partida antes do intervalo.

Contudo, no 2º tempo, o PSG diminuiu o ritmo, o que motivou o Inter Miami buscar o ataque. Apesar dos americanos não balançarem as redes, o técnico dos Parisienses valorizou o esforço do adversário, traçando um paralelo com o Botafogo.

O jogo com o Botafogo foi uma equipe fechada em sua área com 10 jogadores. Com o goleiro, 11, e eles se defenderam muito bem. A maioria dos meus times é dominante, e conhecemos bem esse tipo de jogo”, começou o comandante espanhol.

— Conhecemos bem esses jogos contra times que se defendem com 11. Hoje (29) vimos dois times que tentaram jogar um bom futebol.

Luis Enrique chegou a elogiar Botafogo

Igor Jesus marcou o gol do Botafogo sobre PSG (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Igor Jesus marcou o gol do Botafogo sobre PSG (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

No dia 19 de junho, o PSG perdeu para o Botafogo por 1 a 0, no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, pela 2ª rodada do Grupo B do Mundial. Apesar do favoritismo e domínio, os Parisienses sofreram sua primeira derrota depois do título inédito da Champions League para o Glorioso.

Para conquistar o resultado histórico, Renato Paiva montou uma defesa extremamente bem postada, além de povoar o meio-campo para dificultar o avanço do PSG. E para marcar o único gol da partida, o Botafogo deu uma aula de eficiência em contra-ataque.

Em entrevista pós-jogo, Luis Enrique valorizou o comprometimento tático do Glorioso, quem considerou como dono do sistema defensivo mais difícil de enfrentar em 2024/25. Como consequência, o treinador espanhol valorizou a vitória do Botafogo sobre os Parisienses.

“Foi a equipe que melhor se defendeu contra nós na temporada, foi difícil a cada momento criar situações de gol. É o tipo de jogo que a gente conhece. Mas tivemos dificuldade. Eles fizeram um bloco baixo desde o início e foram muito eficientes, solidários”, começou Luis Enrique.

— Tiveram oportunidades de fazer a transição, fizeram o gol com o Igor Jesus. Foi uma injeção de moral para eles. Estamos acostumados a trabalhar contra blocos baixos, mas é sempre difícil atacar um time que defende baixo. Acho que o Botafogo se saiu muito bem e os parabenizo por isso.

Na última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes, o PSG se classificou na liderança da chave, enquanto o Glorioso ficou em 2º lugar. No último sábado (28), o Botafogo perdeu para o Palmeiras nas oitavas de final e acabou eliminado.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo