Mundial de Clubes

Courtois vira ‘santo’ após defesa ‘estratosférica’ em classificação do Real Madrid

Vitória dos Merengues por 3 a 2 só aconteceu porque goleiro belga fez milagre no último minuto

De uma hora para a outra, o Real Madrid perdeu o controle das quartas de final do Mundial de Clubes e por pouco não desperdiçou uma vantagem de dois gols. Nos acréscimos, o Borussia Dortmund diminuiu e, após Mbappé marcar, fez outro com Guirassy. No último lance, o time alemão só não conseguiu igualar o placar porque Thibaut Courtois fez a diferença aos Merengues.

O goleiro, brilhando na capital espanhola desde 2018 e sendo decisivo em títulos nacionais e europeus, novamente provou ser um dos melhores do mundo — e até da história. Em cruzamento na área, Sabitzer mandou uma bomba à queima-roupa e o belga esticou o braço, ostentando agilidade e envergadura de quem dois metros, e deu um tapa na bola para parar a finalização. O jogo acabou na sequência.

A imprensa espanhola, frente a uma defesa monumental, não poupou elogios. O jornal “As”, além de definir a intervenção como “milagrosa“, santificou Courtois.

— ‘São Courtois‘ evita o milagre! Essa foi a defesa salvadora do belga para parar o voleio de Sabitzer que ia em direção ao gol. Era a última jogada da partida. O Dortmund perdia por 3 a 1 aos 94 minutos e marcou o segundo gol aos 98. O Madrid perdeu o controle do jogo no sprint final e abriu a porta para os alemães entrarem na partida — escreveu o tempo real da partida no site do periódico.

— Uma defesa milagrosa do belga impediu o Dortmund de forçar a prorrogação. Uma atuação de mérito extraordinário. O Real Madrid está nas semifinais do Mundial de Clubes e deve isso, em grande parte, como tantas vezes aconteceu, a Courtois — apontou outra matéria do jornal sobre o goleiro.

image
Jornal “As” define Courtois como santo (Foto: Reprodução)

O colega de time dele Gonzalo García o chamou seu goleiro de “melhor do mundo“. “São detalhes que fazem a diferença. Temos a sorte de contar com o Courtois”, disse o autor do primeiro gol do dia ao streaming “DAZN”.

No “Marca”, a defesa do dono da meta dos Merengues foi definida como “estratosférica” e destacou como o time de Xabi Alonso ainda está em construção.

— Grande defesa final de Courtois, […] uma defesa estratosférica em chute dentro da área de Sabitzer. […] Sorte que o belga apareceu com seu milagre de última hora. Um Madrid excelente, sim, mas ainda em construção

Com Ancelotti ou Xabi Alonso, Courtois segue decisivo no Real Madrid

Na segunda passagem de Carlo Ancelotti no Santiago Bernabéu, entre o meio de 2021 até maio deste ano, Courtois se notabilizou como um dos responsáveis pelos vários “milagres”, chamados de pacto, do time na Champions League. O maior deles, a final da competição de 2022, quando fez nove defesas e evitou que o Liverpool levasse o título.

Com a troca de técnico no último mês, esperava-se um maior controle do Real nos jogos e menos perigoso para a meta merengue. No entanto, pelo trabalho de Xabi Alonso ainda estar no início e precisar ajeitar coisas na defesa, o goleiro segue decisivo.

Contra o Pachuca, na segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes, o belga fez simplesmente dez defesas após seu time ficar com um a menos desde os sete minutos. Foi, de longe, o melhor em campo, somando alguns milagres. Ele também foi importante para manter o time sem sofrer gols na vitória por 3 a 0 sobre o RB Salzburg no fim da fase de grupos.

Agora, na semifinal contra um time dominante como o PSG, a tendência é novamente Courtois ser importante para evitar o bombardeio do campeão europeu. A partida acontece na próxima quarta-feira (8), às 16h (horário de Brasília).

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo