México

Em seu início no México, James Rodríguez faz tudo o que não fez com a camisa do São Paulo

Após passagens decepcionantes por São Paulo e Rayo Vallecano, colombiano deixa boas primeiras impressões no México

Contratado com status de reforço de peso para o novo Mundial de Clubes da Fifa, James Rodríguez já conquistou os torcedores do Club León. No México, o meia-atacante está fazendo tudo aquilo que não fez com a camisa do São Paulo.

No último sábado (25), o colombiano fez o gol da vitória de sua equipe por 1 a 0 sobre o Juárez, em casa, pela 3ª rodada do Clausura da Liga MX. Mais do que o pênalti convertido, o jogador de 33 anos surpreendeu o León por seu trabalho sem a bola.

Em sua segunda partida no futebol mexicano — a primeira como titular –, James foi o jogador de meio-campo com mais recuperações de bola de seu time, com seis ações defensivas.

O meia-atacante colombiano chegou a carregar a braçadeira de capitão até ser substituído aos 35 minutos do 2º tempo. Como um típico camisa 10, James Rodríguez também deu 29 passes certos dos 37 tentados, sendo 10 no último terço de campo.

Em coletiva, o treinador do Club León, Eduardo Berizzo, rasgou elogios ao meia-atacante. O colombiano foi exaltado por seu comprometimento desde que desembarcou no clube mexicano, há duas semanas:

— Vejo um jogador comprometido. No futebol ele com certeza vai crescer, o jogo dele vai crescer e nós vamos crescer a partir disso, do seu passe, do seu primor em ver quem ele vai deixar cara a cara com o goleiro.

— Ele é um excelente passador que devemos explorar com desmarcações inteligentes.

James Rodríguez foi aquém do esperado no São Paulo

James Rodríguez nos tempos de São Paulo Foto: (Imago)
James Rodríguez nos tempos de São Paulo Foto: (Imago)

James chegou ao São Paulo em julho de 2023 sob grandes expectativas, porém, foi bem aquém do esperado. Fora de campo, o meia-atacante colombiano viu o Tricolor levantar o título inédito da Copa do Brasil, cuja competição ele sequer disputou.

A baixa intensidade minou qualquer tipo de sequência de James Rodríguez no Morumbi. O meia-atacante foi treinado por Dorival Júnior, Thiago Carpini e Luís Zubeldía, porém, não convenceu nenhum dos treinadores do São Paulo.

Por outro lado, o colombiano parecia ser um atleta completamente diferente quando defendia as cores da Colômbia. Além disso, os problemas físicos foram recorrentes, o que convenceu o Tricolor rescindir o contrato de James no ano passado.

Ao todo, foram apenas 22 jogos e dois gols em um ano de São Paulo, que economizou R$ 20 milhões com o acordo de rescisão. O valor era referente a salários e luvas do meia-atacante colombiano.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Rayo Vallecano sofreu do mesmo problema

James Rodríguez pelo Rayo Vallecano Foto: (Imago)
James Rodríguez pelo Rayo Vallecano Foto: (Imago)

Após a passagem decepcionante no São Paulo, James foi para o Rayo Vallecano em agosto do ano passado. Entretanto, a equipe espanhola viu o roteiro do meia-atacante se repetir em um espaço de tempo ainda menor.

Atuações ruins e a falta de condicionamento físico selaram o fim da passagem do colombiano pelo Rayo no início de janeiro. James Rodríguez fez apenas sete partidas pelo time e deu uma assistência, jogando 205 minutos.

Agora, o meia-atacante-colombiano dá indícios de que terá uma história diferente no León. Resta saber se James não irá relaxar no México nos próximos meses.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo