Denúncias e mais denúncias

Na última semana, o futebol boliviano conheceu o campeão do Clausura 2009. Nesta semana, o futebol boliviano conheceu denúncias de corrupção no futebol.
A acusação partiu do empresário Marcelo Claure, que é presidente da B.A.I.S.A (entidade responsável por gerenciar o Club Bolivar), e endossada pela ANF, Asociación Nacional de Fútbol (Associação Nacional de Futebol). E partem contra a Liga de Futbol Profesional Boliviano (Liga de Futebol Profissional Boliviano), a responsável pela organização dos torneios Clausura e Apertura.
Para se entender o que se passa no futebol de Evo Morales, faz-se necessário compreender sua estrutura. Atualmente ele é gerido por três cabeças, a ANF, LFP e a Federación Boliviana de Fútbol (Federação Boliviana de Futebol), FBF.
As denúncias de Marcelo Claure partem contra a LFP e vão de confluência com as ideias da ANF. Segundo o empresário e a Associação Nacional, o futebol local é mal administrado, e os campeonatos não têm nenhum planejamento. E o pior, os árbitros e tribunais são todos corruptos, e armam resultados.
Para deixar a situação ainda mais crítica, o presidente da ANF, Jorge Justiniano, enviou uma carta para a FBF, em que além de ressaltar estes pontos, ainda acusou a LFP de ser uma instituição chantagista. E pediu uma reformulação profunda no futebol profissional boliviano.
No entanto, todas estas denúncias realizadas têm um fundo político. Existe um plano de reformulação do futebol nacional que, segunda proposta apresentada pela Liga, a LFP continuará com o comando dos campeonatos e a ANF passaria a ter menos poder ainda. E para Justianino todo este fato serve apenas para maquiar os problemas do futebol e dar mais poder para a Liga.
O grande fato é que o futebol boliviano não passa por um bom momento. Desde 1994 a seleção não consegue uma vaga na Copa do Mundo. Há nove anos seus times não conseguem passar para as oitavas de final na Libertadores. A última vez foi com o Bolívar na Libertadores de 2000, quando a equipe foi eliminada nas oitavas pelo Nacional do Uruguai. Além dos clubes possuírem grandes dívidas com o governo. Até o final do ano a proposta de reestruturação deve ser aprovada, e até lá muitas denúncias deverão ser feitas. O único prejudicado nesta história toda, o futebol.
Dois torneios e somente um campeão
O ano de 2010 é completamente atípico no calendário do futebol. Ou melhor, é típico de cada quatro anos, já que é ano de Copa do Mundo, competição que interrompe os calendários nacionais de todo o planeta.
A Colômbia já começou a se preparar para a próxima temporada, e o futebol nacional entregará somente uma taça, diferentemente do que acontece agora, quando a temporada é dividida em dois torneios – o Apertura, que é disputada de fevereiro a junho, e o Finalización, disputado de julho a dezembro. Em um esquema em que todos jogam contra todos em sistema de turno e returno, os oito melhores se classificam para o quadrangular final, divididos em dois grupos. E os dois melhores de cada grupo fazem a final.
Em 2010, no primeiro semestre será disputada a primeira fase, em 18 rodadas em que todos jogam contra todos. E o campeão ganhará vaga para a Copa Sul-Americana de 2011. No segundo semestre, será disputada a segunda fase, com mais 18 rodadas, e no final os pontos serão somados para definir quais equipes irão disputar o quadrangular em dois grupos.
As duas melhores equipes em cada grupo irão disputar a final, e terão vaga garantida na Libertadores 2011. E o campeão será o único campeão do ano 2010. A Dimayor (División Mayor del Fútbol Profissional Colombiano), pretende com esta iniciativa dar maior tempo de trabalho os jogadores que atuem nas suas respectivas seleções e irem para a Copa do Mundo, apesar da Colômbia não estar classificada para o Mundial.
Costa Rica já começa a se preparar para o Uruguai
O treinador brasileiro Renê Simões já realizou a convocação da sua seleção para o confronto contra o Uruguai no próximo dia 14 na Costa Rica, e no 18 no Uruguai. O brasileiro aproveitou a boa campanha da seleção no Mundial Sub-20 e convocou três nomes para fazer parte do grupo.
No total, Renê convocou 31 atletas para os dois confrontos, e já começará a trabalhar com os 19 jogadores que autam na Costa Rica, na próxima segunda feira. Apesar de ter anunciado que manteria o mesmo grupo que conseguiu a classificação para disputar a repescagem, o treinador convocou alguns nomes surpresas como os jogadores Sub-20 (Bryan Oviedo, Cristian Gamboa e José Mena). Além de Carlos Johnson, jogador do Red Bulls da MLS.
A equipe que mais cederá jogadores será o Saprissa, com seis jogadores, seguida pela Liberia e Herediano com quatro. Renê não poderá comandar a equipe no campo de jogo na primeira partida graças a expulsão na partida contra os Estados Unidos, em que a seleção deixou escapar a classificação no último minuto de jogo.
Veja os convocados da Costa Rica:
Goleiros: Adrián De Lemos (Herediano), Keilor Navas (Saprissa) e Ricardo González (Herediano); Zagueiros: Luis Marín (Alajuelense), Cristian Montero (Herediano), Michael Umaña (Liberia), José Mena (Saprissa de Corazón), Dennis Marshall (Aalborg, Dinamarca), Douglas Sequeira (Saprissa), Darío Delgado (Puntarenas), Roy Myrie (Gent, Bélgica), Carlos Johnson (New York Red Bulls, USA), Bryan Oviedo (Saprissa), Cristian Gamboa (Liberia), Junior Díaz (Wisla Cracovia, Polônia); Meio-campo: Cristian Oviedo (Alajuelense), Michael Barrantes (Saprissa), Celso Borges (Fredrikstad, Noruega), Randall Azofeifa (Gent, Bélgica), Walter Centeno (Saprissa), Cristian Blanco (Herediano), Pablo Herrera (Aalesund, Noruega), Armando Alonso (Saprissa), Josimar Arias (Brujas), Esteban Sirias (Liberia), Cristian Bolaños (Start, Noruega); Atacantes: Rolando Fonseca (Comunicaciones, Guatemala), Víctor Núñez (Liberia), Bryan Ruiz (Twente, Holanda), Álvaro Saborío (Bristol City, Inglaterra) e Froylan Ledezma (Trenkwalder Admira, Áustria).



