México

Brasil supera o Chile e garante classificação

Com vitória por 2 a 0 sobre o Chile, a seleção brasileira garantiu sua classificação na fase final do Sul-Americano Sub-20, na Venezuela.

O atacante Dentinho, do Corinthians, e Maylson, do Grêmio, foram os autores dos gols da partida na madrugada desta terça-feira, que seguraram a equipe comandada por Rogério Lourenço na segunda posição do Grupo B, atrás do Uruguai, que segue invicto, com 100% de aproveitamento.

Após o empate por 1 a 1 com o Paraguai na primeira rodada, e vitória de virada por 2 a 1 contra a Bolívia, o técnico decidiu mudar a equipe. Tales, do Internacional, entrou como titular no lugar do meia do Grêmio Douglas Costa, enquanto Everton, São Caetano, foi para o banco para a entrada do lateral-esquerdo Diogo, do São Paulo. O zagueiro Rafael Tolói, Goiás, foi expulso na partida anterior após um dura entrada em um boliviano, e foi substituído por Dalton, do Fluminense. A atuação parece ter funcionado, pois o time jogou seu melhor futebol desde o início da competição.

Logo aos dez minutos, Dentinho recebeu passe cruzado de Patrick, passou pela defesa chilena e marcou o primeiro do Brasil, seu primeiro no campeonato. A seleção canarinho continuou chegando com perigo, mas não conseguiu balançar a rede novamente no primeiro tempo.

Após o intervalo, o Chile deixou escapar uma ótima chance de empate, quando David Llanos driblou a zaga, bateu cruzado, mas a bola bateu na trave e saiu. A mesma falta de sorte teve Dentinho aos 15 do segundo, que cabeceou uma bola cruzada de Walter, passando rente à trave do goleiro Gregory Saavedra.

Após tanta pressão brasileira, o segundo gol saiu aos 31, em cobrança de falta de Maylson, que chutou uma bomba que furou a barreira do Chile e foi direto ao fundo do gol, classificando o Brasil para a fase final.

Na terça-feira também entraram em campo o Paraguai e a Bolívia, que teve mais uma amarga derrota no torneio, levando cinco gols do adversário, tendo marcado apenas um. O Paraguai garantiu sua primeira vitória, com dois gols no primeiro tempo, de Gustavo Cristaldo e Robin Ramírez, enquanto a Bolívia diminuiu a vantagem com Nicolás Tudor. Após o intervalo, Ramíres marcou mais duas vezes e Celso Ortiz fechou o caixão boliviano nos acréscimos.

Pelo Grupo B, o Brasil enfrentará na próxima rodada, quarta-feira, o líder da chave, que venceu todas as partidas até então. Na terceira colocação está o Paraguai, que joga contra o Chile. A vitória definirá quem segue para a próxima etapa. Na lanterna do grupo está a Bolívia, que não marcou nenhum ponto e já está fora da próxima etapa.

Grupo A

A chave está completamente indefinida ainda, pois das cinco seleções, quatro estão equilibradas com cinco pontos, com uma vitória e dois empates cada, enquanto o Peru, que não obteve uma só vitória no torneio, segue na lanterna, sem chances de se classificar. A equipe anfitriã lidera o grupo pelo saldo de gols, e enfrentará a Colômbia na noite de terça-feira, enquanto a Argentina joga contra o Equador.

Para a fase final, classificam-se os três primeiros de cada grupo. Os quatro primeiros colocados do campeonato seguirão para o Mundial Sub-20 da Fifa, que acontecerá neste ano no Egito.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo