EuropaLeste Europeu

Tikhonov e Titov: felizes no Cazaquistão

No começo da temporada do futebol cazaque, os russos Andrei Tikhonov, 38, e Yegor Titov, 33, ambos com longas passagens pela sua seleção, chocaram a mídia local ao se transferirem para o recém-fundado Lokomotiv Astana, clube surgido da fusão do Megasport e do Almaty.

Depois de algumas rodadas e já habituados ao novo clube, os dois começam a justificar o alto investimento. Tikhonov já tem sete gols no campeonato, enquanto Titov, além de marcar uma vez, conseguiu um feito que não é exatamente de se orgulhar: foi expulso pela primeira vez na carreira.

Tikhonov comentou sobre a estrutura do clube, que, de acordo com o jogador, é excelente. “Não adianta fazermos como o Bunyodkor, do Uzbequistão, que contratou Rivaldo e um monte de brasileiros sem ter a estrutura adequada”. Já Titov defende que os clubes cazaques devem investir mais. “Quanto mais estrelas jogarem aqui, mais gente vai aos estádios”.

E falando em estádio, os dois disseram estar ansiosos para, na segunda temporada, poderem finalmente jogar na cidade de Astana, sede do clube. “Por enquanto jogamos em Almaty, e aqui nossa torcida é quase nula. Quando chegarmos em casa, começaremos a ter uma torcida mais organizada”.

Finalizando, os dois fazem apenas uma ressalva ao campeonato cazaque: os gramados são ruins. “Ficamos nos melhores hoteis, voamos em aviões reservados, mas na hora de jogar, os gramados poderiam ser melhores”, diz Tikhonov.

O Lokomotiv Astana é o atual líder do campeonato cazaque, com 21 pontos e 100% de aproveitamento em sete partidas. O Aktobe segue em segundo, com 18 pontos. E curiosamente, os dois clubes se enfrentarão na segunda fase da copa local, no dia 20 de maio.

Sant Juliá é campeão de Andorra

O UE Sant Juliá conquistou seu primeiro título em Andorra desde 2005 ao vencer o Lusitans por 1-0, no campo do adversário, encerrando o torneio com 50 pontos, dois a mais que o rival FC Santa Coloma. Com o título, o Sant Juliá disputará a primeira fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada.

Na penúltima rodada, dia 26 de abril, os dois líderes se enfrentaram, e o Sant Juliá venceu por 3-2. Na última rodada, o Santa Coloma precisaria vencer o Principat e torcer para uma derrota do rival, o que não aconteceu.

Já na Copa Constitució, as semifinais acontecem nos dias 10 e 17 de maio, com os confrontos entre UE Santa Coloma e FC Santa Coloma, numa das chaves, e na outra o Principat enfrenta o Lusitanos. A final, em jogo único, acontece no dia 23 de maio.

Albânia: Flamurtari conquista a Copa; campeonato segue indefinido

O Flamurtari conquistou a Copa da Albânia pela terceira vez em sua história – a primeira conquista desde 1988 – ao bancar a zebra sobre os favoritos do Tirana, vencendo por 2-1 com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, marcado por Hair Zeqiri.

O Tirana chegou a abrir o placar com Rezart Dabulla, aos 42 minutos do segundo tempo. O Flamurtari chegou ao empate com Devis Mema, aos 20 minutos do segundo tempo, e chegou à virada com o gol de Zequiri.

Com o título, o Flamurtari, atualmente em nono lugar no campeonato, consegue uma vaga na Liga Europa da próxima temporada.

Já no campeonato albanês, a três rodadas do fim o Vllaznia tem um ponto de vantagem sobre o Tirana (60 a 59), enquanto o Dinamo Tirana, ainda com chances remotas, tem 52 pontos. Nas últimas rodadas do campeonato, os três clubes fazem, na prática, um triangular entre si, já que neste dia 9, o Vllaznia enfrenta o Dinamo; dia 16, é a vez dos dois clubes de Tirana; e na última rodada, dia 23 de maio, o Tirana recebe o Vllaznia. Culpa do regulamento, que prevê o terceiro turno de acordo com as posições dos clubes nas duas primeiras etapas do torneio.

Na briga contra o rebaixamento, seis clubes lutam contra a degola: Flamurtari e Partizani Tirana, com 33 pontos; Elbasani e Lushnja, com 31; Apolonia Fier, com 29; e finalmente o Bylis Ballsh, com 28.

Armênia: Pyunik segue imbatível

Após seis rodadas do campeonato armênio, o Pyunik Yerevan faz uma campanha impressionante: seis vitórias, com quinze gols marcados e nenhum sofrido. Como o campeonato tem apenas oito clubes, falta apenas um adversário para o time terminar o primeiro turno imbatível: o MIKA, terceiro colocado com treze pontos.

Além da invencibilidade e da defesa intransponível, o Pyunik ainda tem o artilheiro do campeonato, Henrik Mkhitaryan, com cinco gols.

Mais Pyunik: com duas vitórias sobre o Ulisses, o clube garantiu a vaga na final da Copa da Armênia, contra o Banants, que eliminou o MIKA nas semifinais. A partida decisiva do torneio acontece neste sábado, 9 de maio.

Azerbaijão: campeonato indefinido a duas rodadas do fim

Com apenas duas rodadas para o fim do campeonato azeri, a disputa pelo título está indefinida entre o Baku e o Inter Baku. O primeiro tem 56 pontos, um a mais que o rival. O Simurq Zaqatala tem 50 pontos, e matematicamente teria chances, não fosse a enorme diferença de saldo para os dois líderes (dez a menos que o Inter, quinze a menos que o Baku).

Na disputa pela artilharia, o uruguaio Walter Guglielmone, do Inter, e o búlgaro Ivan Cvetkov, do quarto colocado Khazar Lenkoran, estão empatados com 14 gols.

E foram definidos os clubes que decidirão a Copa local. O Inter passou nas semifinais pelo Qäbälä com uma vitória por 5-0 na ida e uma derrota por 2-0 na volta. Já o Karabakh derrotou duas vezes por 2-1 os favoritos do Baku. A partida final acontece no dia 23 de maio.

Estônia: Levadia lidera tranquilo

Na Meistrilliga 2009, o Levadia Tallinn lidera o torneio com tranquilidade, com nove vitórias em nove jogos, tendo 27 pontos, seis a mais que o vice-líder Sillamäe Kalev, e onze a mais que os rivais do Flora.

Já na Copa da Estônia, foram definidos os finalistas. O Kalju passou pelo Sillamäe Kalev nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Já o Flora passou fácil pelo Trans, vencendo por 3-0. A partida final entre Flora e Kalju acontece no dia 12 de maio, em Tallinn.

Ilhas Faroe: início de campeonato equilibrado

A edição 2009 da Vodafonedeildin, o campeonato faroês, já teve cinco rodadas, e está marcado pelo equilíbrio entre os primeiros colocados. A liderança, por enquanto, é do NSÍ Runavik, com onze pontos. Com um ponto a menos estão HB Tórshavn e B36, enquanto o atual campeão EB/Streymur vem em quarto, com nove.

Na Copa das ilhas, foram definidas as semifinais, que serão jogadas nos dias 13 e 28 de maio. O AB pega o EB/Streymur, enquanto o ÍF encara o Vikingur.

Geórgia: duelo de líderes decisivo para o título

Na 28ª rodada do campeonato georgiano, o Dinamo Tblisi recebe o WIT-Georgia numa partida decisiva para o título. Líder com 62 pontos, uma vitória pode deixar o caneco virtualmente nas mãos do WIT, que ficaria seis pontos à frente do Dinamo, que atualmente tem 59, a duas rodadas do fim do torneio. Já uma vitória do Dinamo deixaria os dois clubes empatados, mas com vantagem no saldo para si (atualmente o Dinamo tem cinco gols a mais).

Já na Copa da Geórgia, o Dinamo passou pelo rival local Lokomotiv nas semifinais (2-0 e 1-2), enquanto o Olimpi Rustavi passou pelo WIT (4-2 e 0-0). A partida final acontece no dia 30 de maio. E como o Dinamo já tem uma vaga europeia assegurada pela sua posição no campeonato, o Olimpi está garantido na Liga Europa da próxima temporada.

Lituânia: Com goleiro invicto, Süduva sonha com primeiro título

O goleiro do Süduva, Saulius Klevinskas, ainda não sofreu gols nesta temporada do campeonato lituano. Somando com os jogos da Copa da Lituânia, já são 540 minutos de invencibilidade do goleiro de 25 anos. A boa fase de Klevinskas ajudou a deixar o clube na liderança da liga, com 13 pontos em cinco partidas, empatado com o atual campeão Ekranas. O campeonato ainda tem mais 23 rodadas, então será que o Süduva consegue segurar a liderança para conquistar a primeira liga de sua história?

E a Copa da Lituânia terá sua decisão no dia 16 de maio. O Süduva, que passou pelo Siluté na semifinal, encara o Tauras Tauragé, que derrotou o Kaunas.

Malta: Hibernians e Valletta brigam nas rodadas finais

A decisão do título em Malta segue indefinida. O Hibernians, com 37 pontos, e o Valletta, com 36, ainda disputam o título a três rodadas do fim do hexagonal decisivo. E os dois clubes se enfrentam na última rodada, no dia 24 de maio. Antes, o Hibernians pega o Sliema Wanderers, dia 11, e o Birkirkara, no dia 18. Já os adversários do Valletta são Floriana, dia 9, e Marsaxlokk, dia 16.

No quadrangular de descenso, tudo definido. Três clubes terminaram com 16 pontos, mas o Tarxien Rainbows salvou-se pelo saldo de gols (-12) contra Msida Saint-Joseph (-15 de saldo) e Hamrun Spartans (-17). Msida e Hamrun foram rebaixados para a segunda divisão na próxima temporada.

Moldávia: Sheriff conquista o eneacampeonato

Já virou rotina. Pela nona vez consecutiva, o Sheriff Tiraspol foi campeão nacional. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, o Sheriff tem quinze pontos de vantagem (71 x 56) sobre o Dacia Chisinau, segundo colocado, e impressionantes 28 pontos para o terceiro colocado, o Iskra-Stal. O Sheriff ainda pode fazer a dobradinha e conquistar também a copa, já que está na final, que acontece dia 23 de maio, contra o Dacia.

No comando do Sheriff pelo sexto título seguido está o técnico bielo-russo Leonid Kuchuk. O objetivo do treinador para a próxima temporada é a classificação do clube para a terceira preliminar da Liga dos Campeões ou mesmo a passagem para a fase de grupos, inspirado pelo desempenho dos bielo-russos do BATE Borisov na atual temporada.

San Marino: começa a confusão dos playoffs

Finalmente começaram os playoffs do campeonato sanmarinês de 2009. Na primeira rodada, a Juvenes/Dogana derrotou o Murata e o Tre Penne passou pelo Faetano, ambos por 1-0. Agora, na segunda rodada, se enfrentam Juvenes/Dogana e Tre Penne e Murata x Faetano. Quem vencer a primeira partida fica de espera. Quem vencer a segunda vai pegar o perdedor da primeira. No fim das contas, quem perder duas vezes está eliminado. Quem perder uma vez ainda tem alguma chance. O campeonato acaba, finalmente, no dia 29 de maio.

E pela Coppa Titano, na final a Juvenes/Dogana derrotou o Domagnano por 2-1 e ficou com o título e uma vaga na primeira fase preliminar da Liga Europa 2009-2010.

Letônia: três clubes brigam pelo topo

Após oito rodadas, o campeonato letão já está com três clubes sob os holofotes. Na liderança, o Liepajas Metalurgs, com 20 pontos; logo atrás, com 18, empatados estão Skonto Riga e Ventspils, o atual tricampeão. E o Liepajas não quer ser tetravice.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo