Desbravando a Europa
![Desbravando a Europa](https://trivela.com.br/app/uploads/https://trivela.com.br/app/uploads/2011/12/img-16999-doumbia-o-salvador-do-cska-moscou.jpg)
Definidos os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões e dos 16-avos de final da Liga Europa, chegou a hora de analisar as chances, possibilidades, expectativas, enfim, palpitar sobre o futuro de cada clube russo e ucraniano no continente europeu.
Sem mais delongas, análises abaixo, tomando sempre a perspectiva dos times abordados por esta coluna – e com os atuais elencos, já que contratações podem acontecer na próxima janela de transferências e as partidas serão realizadas somente em fevereiro.
CSKA Moscou x Real Madrid
Principal duelo: Seydou Doumbia x Pepe
Chances: 20% x 80%
Somente um desastre futebolístico para derrubar o Real Madrid nesta Liga dos Campeões. Por desastre entenda-se Barcelona, assim, como não é o caso do CSKA Moscou, as chances da equipe moscovita são reduzidíssimas nesse confronto. Primeiro porque os merengues têm uma equipe bem mais qualificada, e segundo porque o elenco do CSKA é muito reduzido.
No início de fevereiro, ao menos, os principais meio-campistas da equipe já estarão de volta, casos de Keisuke Honda e Zoran Tosic. Igor Akinfeev ainda não, e Vagner Love talvez não esteja mais no clube. Já Seydou Doumbia, artilheiro da equipe com cinco gols, estará em campo, e bem munido pelo meio-campo pode ser decisivo – é, talvez, a única esperança moscovita.
Zenit São Petersburgo x Benfica
Principal duelo: Danny x Javi García
Chances: 55% x 45%
Após deixar o favorito Porto para trás, o Zenit agora pega o outro grande clube de Portugal, e com boas chances de avançar. A equipe do técnico Luciano Spalletti mostrou uma consistência defensiva muito boa, apesar de um ataque apenas regular. A lesão de Aleksandr Kerzhakov pesou demais nesse segundo fator, e com ele de volta contra os portugueses a história certamente será outra.
E portugueses, na verdade, apenas no papel, porque o Benfica costuma levar para campo times sem atletas lusos. No entanto, um português pode ser decisivo no duelo: Danny, só que pelo lado russo. O meia é o principal jogador do Zenit na temporada e responsável pela criação e variação de jogadas no ataque. Sem ele, a equipe russa se torna um adversário limitado e previsível.
Lokomotiv Moscou x Athletic Bilbao
Principal duelo: Guilherme x Fernando Llorente
Chances: 35% x 65%
A fase de grupos do Lokomotiv Moscou foi muito boa. Sofreu duas derrotas para o Anderlechr, única equipe com 100% de aproveitamento, mas fez bons jogos e se impôs contra os outros adversários – AEK e Sturm Graz. Só que terá pela frente agora o Athletic Bilbao, de Marcelo Bielsa, Fernando Llorente e companhia.
A equipe russa é nota 7 no papel. Tem um bom goleiro, o brasileiro Guilherme, uma defesa que melhorou muito nos últimos meses – Manuel da Costa parou de falhar -, um meio-campo capaz de marcar e criar – Glushakov é o melhor exemplo – e um ataque forte, liderado por Felipe Caicedo. Só que o Athletic Bilbao é casca-grossa, time de primeira linha, tradicionalíssimo, com um técnico muito inteligente, torcida vibrante, um excelente centroavante e uma equipe bem consistente do meio para trás. E principalmente: quer ganhar a Liga Europa. Chances reduzidas de classificação para os russos.
Red Bull Salzburg x Metalist Kharkiv
Principal duelo: Petri Pasanen x Cleiton Xavier
Chances: 35% x 65%
Após fazer uma das melhores campanhas da fase de grupos, o Metalist Kharkiv foi ajudado pelo sorteio. Terá pela frente o Red Bull Salzburg, que apesar de ter eliminado o desmotivado (na Liga Europa) Paris Saint-Germain, não mete medo. Ainda mais com o meio-campo do Metalist funcionando perfeitamente com José Sosa (um dos líderes da competição em assistências, com quatro), Cleiton Xavier e Edmar.
Além disso, o técnico Myron Markevych sabe que enfrentará uma equipe limitada na frente e que vai jogar na defesa, buscando os contra-ataques. Por isso a velocidade de Taison será fundamental, assim como o oportunismo de Marko Devic, que vive grande temporada.
Rubin Kazan x Olympiacos
Principal duelo: Nelson Haedo Valdez x Olof Mellberg
Chances: 55% x 45%
Demorou, é bem verdade, mas parece que as contratações do Rubin Kazan começaram a render bons resultados. A começar pelo paraguaio Nelson Haedo Valdez, que desencantou na Liga Europa e marcou seus primeiros gols pelo clube. Até mesmo Obafemi Martins tem sido muito útil, começando como titular ou entrando no decorrer dos jogos. O confronto, porém, será complicado.
O Olympiacos, vindo da Liga dos Campeões, é um adversário perigoso, terá a vantagem de decidir em casa e tem o atacante belga Kevin Mirallas em ótima fase. O Rubin dependerá demais de Gökdeniz Karadeniz, meia turco, principal válvula de escape do time e costumeiramente responsável pelas jogadas de gols. E nesta fase de grupos da Liga Europa, o técnico Kurban Berdyev mostrou outra faceta de seu trabalho de dez anos no Rubin Kazan: colocou o time no ataque em algumas partidas, algo raríssimo.
CURTAS
– Faltei na semana passada e peço desculpas.