Itália

Vlahovic enfim desencanta na Juventus e salva Thiago Motta na Serie A

Dusan Vlahovic encerrou um amargo jejum na Juventus e foi fundamental para os objetivos de Thiago Motta na Serie A

Artilheiro que é artilheiro costuma crescer quando a equipe mais precisa. Esse foi o roteiro de Dusan Vlahovic, que enfim desencantou na Juventus e salvou Thiago Motta de mais um empate monótono na Serie A.

Neste sábado (28), a Juve venceu o Genoa por 3 a 0, no Estádio Luigi Ferraris, pela 6ª rodada do campeonato. O centroavante sérvio foi responsável por dois gols da partida, encerrando um jejum de quatro jogos sem marcar — três na Serie A e um na Champions League.

Aliás, antes do jogo contra o Rossoblu, o jogador de 24 anos só tinha balançado as redes (duas vezes) no 3 a 0 da Juventus sobre o Hellas Verona, em 26 de agosto.

Ainda se adaptando à filosofia de jogo do técnico ítalo-brasileiro, Dusan Vlahovic iniciou a contagem em cobrança de pênalti. Na sequência, o atacante dos Bianconeri recebeu um bolão de Teun Koopmeiners para finalizar cruzado dentro da grande área.

Vale lembrar que Thiago Motta é a favor de um centroavante com mais mobilidade, visando gerar espaços para seus companheiros. Vlahovic, por sua vez, costuma jogar entre os zagueiros, utilizando sua força física para gerar finalizações.

Foto: (Imago) - Dusan Vlahovic, da Juventus
Foto: (Imago) – Vlahovic liderou a Juventus a mais uma vitória na Serie A

Como a Juventus ainda está em início de trabalho sob o comando do ítalo-brasileiro, existem pontos a serem evoluídos com o tempo. Apesar disso, é fato que o sérvio foi fundamental para os objetivos do treinador da Velha Senhora nesta Serie A.

Juventus precisava vencer na Serie A

Após uma passagem histórica pelo Bologna — que voltou à Champions League depois de 59 anos –, Thiago Motta chegou à Juventus para substituir Massimiliano Allegri, cujo estilo era bem diferente.

O técnico ítalo-brasileiro usou a pré-temporada para fixar suas ideias entre os jogadores. Nas primeiras partidas de 2024/25, a Juve emplacou dois triunfos por 3 a 0 — contra Como e o Hellas Verona.

Contudo, nas três rodadas seguintes da Serie A, a Juventus acumulou três empates sem gols — contra Roma, Empoli e Napoli. Não à toa, a equipe de Thiago Motta viu a liderança escapar.

Desde 2019/20 sem levantar o scudetto, os Biancoeri não escondem de ninguém que um dos objetivos é reconquistar a hegemonia do futebol italiano. Portanto, qualquer sequência sem vitórias liga um sinal de alerta nos bastidores.

É claro que Motta não enfrenta nenhum tipo de crise ou convive à sombra do fantasma da demissão. Muito pelo contrário, mas não dá para vacilar diante de tantos rivais de peso na Serie A.

Foto: (Imago) - Thiago Motta, técnico da Juventus
Foto: (Imago) – Aos poucos, Thiago Motta deixa a Juventus com sua cara

Contra o Genoa, a Juventus teve dificuldades no 1º tempo. Mesmo com mais posse de bola, o time de Thiago Motta não conseguia transformar esse domínio em chances claras de gol.

Depois que Dusan Vlahohic abriu o caminho até o fundo da rede, a Velha Senhora ganhou mais confiança para partir para cima do Rossoblu e somar três pontos importantes fora de casa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo