Itália

Por que o camisa 9 da Juventus ainda não desencantou com Thiago Motta

Dono de um dos maiores salários do futebol italiano, Vlahovic tem apenas 2 gols em 5 jogos da Serie A 2024/25

Neste último sábado (21), a Juventus empatou em 0 a 0 contra o Napoli, na quinta rodada da Serie A 2024/25. A partida foi marcada por uma atuação tímida Dusan Vlahovic, que novamente saiu de campo sem marcar.

Sob o comando de Thiago Motta, o sérvio balançou as redes apenas duas vezes na temporada, ambas na vitória contra o Verona, o que levanta preocupações sobre sua contribuição para a equipe.

Embora tenha uma boa média de gols nas últimas temporadas europeias, Vlahovic tem enfrentado novos desafios para se adaptar a um modelo que, em tese, não favorece as suas virtudes em campo.

Por que Vlahovic não está fazendo muitos gols pela Juventus?

Dono da camisa 9 da Juventus, Vlahovic é a maior esperança de gols da equipe italiana. Mas na temporada 2024/25, o sérvio está se adaptando a um futebol mais participativo.

A mudança no comando técnico da Juventus trouxe um novo esquema tático sob a direção de Thiago Motta, que busca adotar um estilo de jogo dinâmico e coletivo.

Essa abordagem é desafiadora para Vlahovic, que tem características diferentes dos atacantes que trabalharam com o técnico, como Joshua Zirkzee, que se destacou pela movimentação fora da área na Bologna de Motta.

Os números do ano passado, inclusive, revelam que Vlahovic tende a ser um jogador mais fixo na área, com menor participação em jogadas que acontecem longe do gol.

Enquanto Zirkzee teve uma média de 44,8 ações com a bola por jogo** na temporada 23/24 com Thiago Motta na Bologna, Vlahovic apresentou uma média de apenas 28,2 ações com a bola em cada partida**.

**Informações levantadas pelo Sofascore.

Vlahovic marcou 2 gols na vitória da Juventus sobre o Verona, pela 2ª rodada da Serie A 2024/25. Foto: Icon Sport
Vlahovic marcou 2 gols na vitória da Juventus sobre o Verona, pela 2ª rodada da Serie A 2024/25. Foto: Icon Sport

O desempenho do camisa 9 é assunto na Itália

Marco Tardelli, ícone da Juventus e da seleção italiana, fez suas observações após o empate da Juventus com o Empoli na rodada anterior, que também resultou em uma apresentação discreta de Vlahovic.

Durante sua participação no programa italiano Domenica Sportiva, Tardelli destacou que Vlahovic se tornou um “problema” para a equipe comandada por Thiago Motta.

Ele enfatizou que o atacante sérvio de 24 anos “nunca é decisivo quando necessário”, especialmente considerando seu alto salário. Hoje, Vlahovic recebe cerca de 12 milhões de euros (R$72 milhões) anuais*.

*Informações levantadas pelo Foot Mercato em 22 de setembro de 2024.

É questão de tempo para Vlahovic desencantar

Apesar das críticas, Thiago Motta mantém a confiança em Vlahovic. Após a vitória da Juventus sobre o PSV na primeira rodada da Champions League, o treinador elogiou o atacante por sua entrega, mesmo sem marcar.

Thiago Motta, técnico da Juventus. Foto: Icon Sport
Thiago Motta, técnico da Juventus. Foto: Icon Sport

Motta reconheceu que não é difícil trabalhar com o atacante, ressaltando que Vlahovic “ajuda nas fases defensiva e ofensiva”, um sinal de que o atacante está se adaptando ao estilo de jogo de Motta.

O técnico também enfatizou que o jogador precisa gerenciar melhor seu lado emocional, um aspecto crucial para a sequência da temporada:

— Hoje não marcou um gol e é natural que um atacante queira marcar sempre, mas estou satisfeito com o seu trabalho. Ele tem de gerir o lado emocional porque é uma preocupação entre atacantes, mas tenho a certeza de que os gols vão começar a aparecer.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo