Itália

Totti revela convites de clubes e cogita volta ao futebol: ‘Estaria pronto’

Lenda da Roma se aposentou ao final da temporada 2016/2017, mas parece estar com saudades dos gramados

Campeão do mundo com a Itália, em 2006, e maior ídolo da história da Roma, Francesco Totti, aposentado desde 2017, cogita voltar a jogar futebol profissionalmente.

Segundo o jornal Gazzetta dello Sport, o ex-atacante revelou, durante entrevista em um evento, ter recebido convites de clubes da Serie A para retornar aos gramados. Em tom de brincadeira, ele não descartou interromper a aposentadoria.

— Devo treinar bem para jogar na Serie A. Alguns clubes da Serie A me ligaram recentemente. Aconteceu no mês passado, e eles me fizeram pensar sobre isso. Eu senti um pouco de loucura. Eu me perguntei: ‘Por que eles ainda me procuram depois de tantos anos?’ Eu estaria pronto em dois meses — disse o astro.

Após dedicar toda sua carreira à Roma, Totti se aposentou no final da temporada 2016/17. Ele marcou 307 gols em 786 partidas pela equipe da capital italiana, e conquistou cinco títulos, são eles: Serie A 2000/2001, Copa da Itália 2006/2007 e 2007/2008, e Supercopa da Itália 2001 e 2007.

— Nunca diga nunca na vida. Há jogadores que jogaram muitos anos depois do fim da carreira. Também depende de onde você joga.

Totti em ação pela Roma
Totti em ação pela Roma (Foto: IMAGO Images)

Se o retorno acontecer, Totti quebrará recorde na Serie A

Caso Totti realmente retorne à Serie A, ele se tornará o jogador mais velho a fazer uma aparição no campeonato. Tal ‘título’ pertence a Marco Ballotta, ex-goleiro da Lazio, que entrou em campo aos 44 anos, um mês e oito dias.

O lendário Gianluigi Buffon, também campeão do mundo em 2006, é o segundo dessa lista, tendo jogado em maio de 2021 com a Juventus aos 43 anos, três meses e 14 dias.

Vale destacar que Totti detém uma artilharia na carreira, justamente na Serie A, da temporada 2006/2007. Naquela edição da liga italiana, o atacante romanista anotou 26 gols.

Totti e Buffon se cumprimentam
Totti e Buffon se cumprimentam (Foto: IMAGO Images)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Arrependido da aposentadoria?

Além do flerte em relação a uma possível volta aos gramados, Totti demonstrou uma ponta de arrependimento ao pendurar as chuteiras, afirmando, inclusive, que a aposentadoria não foi uma escolha sua.

— Quando você vira a página, nunca sabe o que te espera. Não foi minha escolha, mas naquele momento tem que ser vivenciado de forma diferente do contexto. Talvez seja também por isso que eu tinha essa coisa dentro de mim. É verdade que há um começo e um fim para tudo. Eu não queria isso e então essa janela permaneceu aberta.

Apesar de apaixonado, Totti, hoje, não exerce nenhum cargo no futebol. Pouco depois de se aposentar, o craque assumiu a direção da Roma, mas precisou deixar o posto em 2019, quando os novos donos norte-americanos passaram a controlar o clube.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo