Itália

‘Para mim, o tiki-taka é meter a bola lá dentro’: novo técnico do Milan promete mudanças

Anunciado como novo técnico do Milan, Sérgio Conceição expôs suas ideias para conseguir uma vaga na próxima Champions League

Após demitir Paulo Fonseca, o Milan já tem um novo técnico para a sequência da temporada: Sérgio Conceição, que estava livre no mercado. E o português já prometeu mudanças em relação ao estilo de jogo dos Rossoneri.

Em sua primeira coletiva, Conceição não se prendeu a filosofias como o tiki-taka de Pep Guardiola, ou gegenpress que ficou famoso com Jürgen Klopp. Para o novo comandante do Milan, tudo passa por vencer — independentemente de como isso deve acontecer dentro de campo:

Para mim, o jogo dominante é vencer os jogos. O futebol é muito simples: há uma trave onde se marca gols e outra onde não se deve sofrer gols. Para mim, o tiki-taka é meter a bola lá dentro.

O português chega com a missão de colocar os Rossoneri na zona de classificação à próxima Champions League. Atualmente, o Milan ocupa a 8ª posição da Serie A com 27 pontos, 14 a menos que a líder Atalanta.

Sérgio Conceição deu indícios de que irá alterar o sistema do Milan, porém já deixou claro que o comprometimento dos jogadores não é negociável. Nos últimos meses, lideranças do elenco — como Theo Hernández e Rafael Leão — se envolveram em polêmicas com a comissão técnica de Fonseca.

Sérgio Conceição quer tornar o Milan um ‘rabugento da bola'

Sérgio Conceição, novo técnico do Milan Foto: (Divulgação/Milan)
Sérgio Conceição revelou como pretende fazer o Milan jogar Foto: (Divulgação/Milan)

Os primeiros atos do técnico português nos Rossoneri já dão uma ideia de como serão os próximos meses. Para começar, Conceição cancelou a folga dos jogadores no dia 30 de dezembro para comandar sua primeira sessão de treinos no Milan.

O jornal italiano Gazzetta dello Sport expôs algumas das características do treinador. A disciplina é essencial para o sucesso, e o trabalho no dia a dia é o alicerce da relação com os atletas. Mais do que isso, é preciso obedecer às exigências táticas do português.

Outro detalhe importante é que Sérgio Conceição costuma ter uma comunicação curta e direta com seus jogadores. O técnico português busca a sinceridade sempre, mesmo que isso não agrade todo mundo.

Por entendimento de futebol, Conceição tem como DNA o jogo mais físico, com menos posse de bola e mais intensidade. Em sete temporadas no Porto, o treinador ficou conhecido por ter um time ‘rabugento', chato de se enfrentar.

Sérgio Conceição pelo Porto

  • Tricampeão da Liga Portuguesa
  • Tetracampeão da Taça de Portugal
  • Tricampeão da Supercopa de Portugal
  • Campeão da Taça da Liga

O primeiro desafio do português no comando dos Rossoneri acontece nesta sexta-feira (3), às 16h (horário de Brasília), contra a Juventus, na Arábia Saudita, pela semifinal da Supercopa da Itália.

Caso o Milan chegue à final, decidirá o título contra o vencedor do duelo entre Atalanta x Internazionale. E nada melhor para Sérgio Conceição do que começar sua trajetória nos Rossoneri sendo campeão.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo