Decisivo, Vlahović mantém a Juventus na cola da Inter com vitória de virada sobre a Salernitana
Com assistência e gol salvador nos acréscimos, Dusan Vlahović foi responsável por evitar um enorme tropeço da Juventus contra a lanterna Salernitana
A Juventus não chegou nem perto de ter a superioridade que teve na goleada pela Copa da Itália na quinta-feira (4), mas conseguiu vencer novamente de virada a Salernitana neste domingo (7), desta vez por 2 a 1 no Estádio Arechi pela 19ª rodada da Serie A. Com o resultado, a Velha Senhora chegou ao quarto triunfo consecutivo, alcançou a marca de 15 jogos de invencibilidade e terminou o primeiro turno do Campeonato Italiano na cola da líder Internazionale.
Mesmo vindo de uma derrota acachapante por 6 a 1, a Salernitana teve um bom desempenho no primeiro tempo, cedendo pouco espaço para a Juventus levar perigo, e abriu o placar com Giulio Maggiore. O próprio, no entanto, recebeu o segundo cartão amarelo no início da segunda etapa e facilitou a vida da Juventus, que com um jogador a mais buscou o empate com Samuel Iling-Junior e a virada com Dusan Vlahović, já nos acréscimos.
Vitória da @juventusfc nesse domingão! ✅#SalernitanaJuventus 1⃣-2⃣ pic.twitter.com/eQsELRyxng
— Lega Serie A (@SerieA_BR) January 7, 2024
Vlahović, inclusive, foi fundamental para a Juve nesta reta final de primeiro turno da Serie A. Após marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Frosinone e dar a assistência para Rabiot anotar o tento solitário do triunfo por 1 a 0 sobre a Roma, nos últimos dois compromissos bianconeri em 2023, o atacante sérvio participou dos dois gols diante da Salernitana.
Agora, a Juventus tem 46 pontos após 19 rodadas completas e continua tranquila na segunda posição, com sete pontos de diferença para o Milan, atual terceiro colocado. A campeã de inverno foi a Internazionale, que soma 48 pontos. A Salernitana, por outro lado, tem apenas 12 e permanece na última posição.
Salernitana é mais efetiva e abre o placar
A Juventus teve bem mais posse de bola e controlou boa parte das ações do primeiro tempo, mas criou poucas oportunidades claras e teve dificuldade diante do bloco de marcação baixo da Salernitana. Assim, as melhores chegadas da Velha Senhora foram em levantamentos na área, especialmente em bolas paradas, mas os visitantes não finalizaram no alvo até o intervalo. Já os donos da casa tiveram chances explorando contra-ataques e ligações diretas.
A primeira oportunidade, inclusive, foi da Salernitana. Aos três minutos de partida, Junior Sambia ficou com a sobra dentro da área após cruzamento da esquerda, dominou de peito e chutou rasteiro de canhota no canto esquerdo de Wojciech Szczesny, que segurou com tranquilidade. Quatro minutos depois, a Juve respondeu em cabeçada perigosa de Danilo da entrada da pequena área depois de cobrança de escanteio pela direita de Hans Nicolussi Caviglia.
E foram necessários mais 30 minutos para outra boa oportunidade ser criada no jogo. Aos 38, Sambia recebeu grande lançamento longo pela direita e encontrou Loum Tchaouna, que dominou na ponta da área, encarou dois marcadores e tocou na entrada da área para Giulio Maggiore dominar, bater com categoria de pé esquerdo no canto direito de Szczesny e abrir o placar.
Maggiore vai de herói a vilão, e Vlahović garante virada da Juve
A Juventus voltou do intervalo com uma postura diferente, sendo mais direta no campo de ataque e levando mais perigo ao gol de Benoit Costil. Aos três minutos do segundo tempo, Weston McKennie recebeu na pequena área grande cruzamento pela esquerda de Adrien Rabiot e desperdiçou enorme chance ao desviar de cabeça pela linha de fundo.
O panorama da partida ficou mais favorável para o time de Massimiliano Allegri aos sete minutos, quando Giulio Maggiore fez falta em Rabiot na entrada da falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um homem a mais, a Velha Senhora insistiu até buscar o empate. Antes, Dusan Vlahović levou perigo aos 15 minutos após tabelar com McKennie dentro da área, mas o chute de esquerda desviou na marcação e foi para fora.
Mas foi o jovem Samuel Iling-Junior quem deixou tudo igual no Estádio Arechi. Aos 19, o garoto de 20 anos aproveitou a furada de Vlahović na entrada da pequena área após cruzamento rasteiro da direita de Timothy Weah, dominou e bateu de canhota no alto da meta de Costil para balançar a rede e marcar seu primeiro gol na temporada.
Il momento del pareggio di Sam! ?#SalernitanaJuve [1-1] pic.twitter.com/d224PEpNHq
— JuventusFC (@juventusfc) January 7, 2024
Mesmo em desvantagem numérica, a Salernitana ainda conseguiu responder e quase retomar a vantagem no placar. No minuto seguinte ao empate, Domagoj Bradarić soltou uma pancada de fora da área e exigiu que Szczesny espalmasse para escanteio. Já aos 24 minutos, o atacante Simy Nwankwo desperdiçou ótima oportunidade ao completar para fora o cruzamento de Antonio Candreva na segunda trave.
A efetividade que sobrou na primeira etapa e faltou na segunda junto com a expulsão de Maggiore custaram bem caro para os donos da casa. Isso porque Danilo roubou a bola no campo de ataque no primeiro minuto de acréscimo do segundo tempo e cruzou na medida para Dusan Vlahović, que subiu mais que todo mundo no meio da grande área e cabeceou firme para baixo no canto esquerdo de Costil para assegurar a virada da Juventus. Com 10 em campo e faltando aproximadamente quatro minutos para o apito final, a Salernitana não teve o que fazer a não ser lamentar o resultado.