
A Panchina d'oro é uma premiação anual que elege o melhor treinador da Serie A. E o nomeado de 2016 foi Maurizio Sarri, como resultado de uma votação entre todos os técnicos do Campeonato Italiano (das três principais divisões). Pela primeira vez desde que o prêmio foi criado, o técnico do Napoli ficou com a mais importante honraria. E ele ficou bastante feliz de suceder o posto de Massimiliano Allegri, vencedor da Panchina d'oro passada. E de ficar à frente do técnico da Juventus pelo menos uma vez na vida, conforme Sarri brincou depois de ter sido eleito o técnico do ano na Itália.
VEJA TAMBÉM: Di Natale: “Sou torcedor do Napoli, tive medo de que a camisa celeste pesasse em mim”
“Normalmente receber um prêmio não dá uma grande satisfação e consideram o tempo levado para a realização do meu trabalho”, disse Sarri durante a cerimônia da Panchina d'oro. “Mas este aqui me deu satisfação e um gosto especial, e eu acho que é porque ele é um reconhecimento dos meus colegas treinadores da liga”, complementou o comandante partenopeo, que recebeu 25 de todos os 61 votos. “Para mim, que, há cinco anos, estava na terceira divisão, isto é algo incrível. Agradeço ao Empoli e ao Napoli, e a duas pessoas, Marcello Carli (diretor de futebol do Empoli) e Thomas Guintoli, por este prêmio. Sem eles eu não seria o treinador que sou agora”.
Na votação, Sarri desbancou Eusebio di Francesco, do Sassuolo, que ficou em terceiro lugar, e seu rival de tabela Allegri, que ficou em segundo. “Na carreira, nós almejamos vitórias, e não prêmios individuais. Mas este, pessoalmente, é muito gratificante. Pelo menos uma vez fiquei à frente de Allegri”, falou o vencedor da Panchina d'oro ao Tuttomercato, brincando. Em seguida ao anúncio do ganhador do prêmio, o técnico da Vecchia Signora parabenizou Sarri via Twitter, deixando a rivalidade de lado e postando uma foto cumprimentando o comandante napolitano. “Meus sinceros parabéns ao amigo Maurizio pela Panchina d'oro, resultado que compensa o trabalho diário em campo!”, escreveu.
Sinceri complimenti all'amico Maurizio per la panchina d'oro, risultato che premia il lavoro quotidiano sul campo! pic.twitter.com/MUaDS2ALCq
— Massimiliano Allegri (@OfficialAllegri) 27 de março de 2017
Outros vencedores da premiação foram, além de Allegri, em 2015, Antonio Conte, nos três anos anteriores (pelo tricampeonato com a Juventus), Francesco Guidolin, em 2011, pelo quarto lugar com a Udinese, José Mourinho, em 2010, pela Internazionale campeã da Serie A, e outros. A Federação Italiana coroou também este ano Ivan Juric, pela campanha com o Crotone na Serie B em 2015/16, e Claudio Ranieri, por ter sido protagonista da façanha alcançada pelo Leicester, campeão da Inglaterra na temporada passada.