Serie A

Roma quebra tabu amargo no Derby della Capitale e castiga Lazio na Serie A

Em um clássico quente (como sempre), a Roma venceu a Lazio pela 31ª rodada da Serie A e sonha com uma vaga na Champions League

Neste sábado (6), a Roma venceu a Lazio por 1 a 0, no Estádio Olímpico, pela 31ª rodada da Serie A. Com o resultado, os Giallorossi continuam na 5ª posição do campeonato com 55 pontos, sonhando com uma vaga na próxima Champions League. Já os Biancocelesti ficaram na 7ª colocação com 46 pontos, mas podem ser ultrapassados até o término da rodada.

Mais do que o triunfo, a Roma quebrou um tabu amargo no Derby della Capitale: voltou a marcar um gol na Lazio depois de dois anos. Isso porque, desde a vitória por 3 a 0 em março de 2022, os Giallorossi sequer balançaram as redes nas quatro partidas seguintes, sendo um empate e três derrotas, incluindo a eliminação para a arquirrival nas quartas de final desta edição da Copa da Itália.

Como foi Roma x Lazio pela Serie A

Como esperado, a Roma foi para cima da Lazio nos primeiros minutos de jogo, inclusive chegando a finalizar com perigo. Entretanto, a rede não foi balançada. Com isso, o Derby della Capitale passou a ficar mais equilibrado, com os Biancocelesti acertando sua marcação e se aproveitando de erros da defesa adversária. Mesmo assim, os Giallorossi também souberam fechar sua casinha.

Após um período de partida truncada no meio-campo – mas com futebol jogado, e não um clássico violente -, a Roma voltou a encontrar os caminhos para chutar a gol. A Lazio se defendia como podia, mas já dava sinais de que não conseguiria equilibrar a partida ou impedir o ímpeto dos donos da casa. Em meio a esse cenário, os Giallorossi abriram o placar diante dos Biancocelesti.

Em cobrança de escanteio magistral de Dybala, a bola foi parar na cabeça de Mancini, que subiu mais que a zaga da Lazio para testar com força para o fundo da rede. E o gol da Roma não poderia ser de outro jeito, já que a equipe é a segunda que mais balança as redes adversárias em jogadas aéreas. E isso foi tudo até a ida para o intervalo do Derby della Capitale. Os Giallorossi foram para os vestiários com vantagem sobre os Biancocelesti.

Clássico que é clássico fica quente

E quem pensava que a Lazio ia voltar com tudo para tentar uma reação, se enganou. Na verdade, a Roma continuou controlando as principais ações do clássico, fazendo a manutenção da posse de bola e arriscando saídas em contra-ataques rápidos para buscar outro gol. Entretanto, quem acabou balançando as redes foram os Biancocelesti, mas a arbitragem anulou por impedimento – para o alívio dos Giallorossi.

Dali para frente, o Derby della Capitale passou a lembrar clássicos do passado, com o clima esquentando a cada minuto. Primeiro, Dybala disse algo que não agradou Guendouzi, que pegou no pescoço do argentino. Depois, Paredes empurrou Pedro, que revidou o favor um pouquinho mais forte. Tanto os Giallorossi, quanto os Biancocelesti, passaram então a chegar mais forte nas divididas.

Clássico quente à parte, a Lazio partiu para o tudo ou nada na esperança de evitar a derrota. A Roma, por sua vez, estacionou o ônibus lá atrás para segurar os três pontos. E a estratégia deu certo. Os Biancocelesti não foram criativos o suficiente para balançar as redes, enquanto os Giallorossi foram efetivos para voltar a vencer o rival.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo