Serie A

Depois de um frustrante empate contra a líder Inter, a Juventus precisa dar a resposta diante do Monza

Vice-líder da Série A, Juventus busca voltar a vencer para seguir na caça da Internazionale

O último domingo (26) foi um tanto quanto frustrante para a torcida da Juventus. Afinal, a equipe desperdiçou uma oportunidade de ouro de assumir a ponta da Série A. Diante da líder Internazionale, a Velha Senhora até abriu o placar com Vlahović em seu estádio, mas logo na sequência viu Lautaro Martínez deixar tudo igual no Derby d'Italia. Com o resultado, o time de Turim se manteve na segunda colocação do certame.

Quatro dias se passaram e o objetivo da Juventus segue sendo o mesmo: ultrapassar a Inter e alcançar a liderança da competição nacional. Para que isso ocorra nesta 14ª rodada, a Velha Senhora primeiro precisa fazer sua parte e vencer o compromisso contra o Monza, que pode até parecer uma ‘carne assada', mas a campanha da modesta equipe nos prova o contrário disso.

Sólida campanha da Juventus leva a crer em vitória tranquila

Apesar do frustrante empate no clássico contra a Internazionale, o torcedor da Juventus não tem do que reclamar na atual edição da Série A. Pelo menos até o momento. A equipe comandada por Massimiliano Allegri faz excelente campanha e só não está na primeira colocação por conta do ótimo esquadrão nerazzurri. A Velha Senhora tem 30 pontos conquistados, dois a menos que o rival, e ocupa a vice-liderança. Em 13 rodadas, venceu nove, empatou três e perdeu uma. Marcou 20 gols e sofreu oito.

O que mais chama atenção da Juventus neste ainda começo de Série A é a fortíssima defesa montada por Allegri. O treinador italiano adotou o 3-5-2 como esquema de jogo e costuma mandar a campo a trinca de zagueiros Federico Gatti, Bremer e Daniele Rugani, respaldada ainda pelo seguro Wojciech Szczęsny debaixo das traves. Oito gols sofridos em 13 partidas é um excelente número, que eleva a Velha Senhora ao posto de segunda melhor defesa do torneio, atrás apenas da Inter, que foi vazada sete vezes.

No setor ofensivo da Juventus, Dušan Vlahović talvez seja quem mais mereça destaque nestas 13 primeiras rodadas de Série A. O bom atacante sérvio, que por pouco não deixou o clube antes do começo da temporada, tem correspondido, seja com presença de área, gols ou simplesmente boas atuações. Artilheiro do time no campeonato, o camisa 9 já balançou as redes cinco vezes em 11 jogos, além de ter concedido uma assistência.

O corajoso Monza e sua arma Andrea Colpani

Comandado pelo jovem Raffaele Palladino, de 39 anos, o Monza é uma das gratas surpresas da Série A até o momento. O ex-atacante do Genoa, Parma e da própria Juventus faz bom trabalho à frente do clube vermelho e branco, que ocupa um honroso nono lugar na classificação. Em 13 jogos, a equipe venceu quatro, empatou seis e perdeu três. O ataque não tem correspondido tanto, visto que marcou somente 14 gols. Em contrapartida, a defesa é a terceira melhor do campeonato, com apenas 12 tentos sofridos.

Andrea Colpani. Eis o grande nome do Monza na atual temporada e que certamente tentará complicar a vida da Juventus nesta sexta-feira (1). O meio-campista de 24 anos é o artilheiro e principal referência técnica da equipe da Lombardia. Revelado pela Atalanta, passou pelo Trapani antes de chegar ao Monza em agosto de 2020. Habilidoso, elegante e criativo. Colpani tem visão de jogo apurada e excelente controle de bola.

Mais do que a classe em si, o jovem tem mostrado nesta Série A uma aptidão para chegar com perigo ao ataque e marcar gols. Já são seis em 13 jogos, número que o coloca na quarta posição do quesito artilharia. O Monza de Andrea Colpani entrará em campo como franco atirador, mas é bom a Juventus tomar cuidado… Trata-se de uma equipe bem treinada, com peças interessantes e determinadas a alcançarem feitos significativos para o modesto clube.

Andrea Colpani, meio-campista do Monza (Foto: Icon Sport)

Retrospecto histórico de Monza x Juventus mostra equilíbrio

Engana-se quem acha que a poderosa e multicampeã Juventus leva larga vantagem no retrospecto contra o pequenino Monza. Nada disso. As duas equipes se enfrentaram apenas sete vezes ao longo da história, com três vitórias da Velha Senhora, duas do clube da Lombardia e dois empates.

No último encontro entre os times, válido pela Série A da temporada passada, o Monza levou a melhor. Dentro do Allianz Stadium, casa da Juventus, os azarões venceram por 2 a 0.

Retrospecto Monza x Juventus

  • 7 jogos
  • 3 vitórias da Juventus
  • 2 vitórias do Monza
  • 2 empates
  • 6 gols marcados pela Juventus
  • 6 gols marcados pelo Monza
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo