Serie A

Embalada Juventus quer aproveitar que a Internazionale está na Arábia Saudita para colocar fogo na Serie A

Vivendo fase oposta, Lecce recebe uma empolgada Juventus que quer ampliar sequência positiva e alcançar a liderança mesmo que provisioriamente

A campanha da Juventus é praticamente irretocável na Série A. Vice-líder da competição, a equipe de Turim soma incríveis 15 vitórias, além de quatro empates e apenas uma derrota. O único revés, diante do Sassuolo por 4 a 2 ainda em setembro, já ficou tão para trás que a Velha Senhora bateu o mesmo Sassuolo, na última terça-feira (16), por 3 a 0 com grande atuação de Vlahovic, em partida válida pelo segundo turno da competição.

Neste domingo (21), a equipe comandada por Massimiliano Allegri visita o Lecce tentando manter a incrível sequência positiva. Uma vitória dará a Juventus a liderança provisória, já que a Internazionale não joga no final de semana pela Série A. A equipe de Milão está na Arábia Saudita, onde tenta o inédito tricampeonato da Supercopa da Itália.

Mesmo com ótima campanha, o futebol da Juventus tem sido contestado desde o começo do torneio. É verdade que a equipe de Allegri tem sido ecônomica, vencendo diversos duelos pela vantagem mínima. O mês de dezembro é a prova disso: as vitórias sobre Monza, Napoli, Frosinone e Roma foram todas por apenas um gol de diferença. A equipe ainda empatou com o Genoa também marcando apenas um gol.

Em 2024, porém, a equipe de Allegri tem mostrado uma faceta mais goleadora. Pela Copa da Itália, a Juventus venceu a Salernitana por 6 a 1 pelas oitavas de final e superou o Frosinone por 4 a 0 nas quartas de final.

Soma-se a isso o triunfo sobre o Sassuolo, que mostrou uma equipe mais disposta a agredir o adversário. O grande diferencial da equipe foi o atacante Vlahovic. O sérvio, inclusive, viveu uma fase conturbada no começo da Série A, mas quebrou o seu jejum de novo jogos sem marcar justamente contra o Lecce no primeiro turno.

Animado por seus golaços, Vlahovic deve ser titular no ataque da Juventus diante do Lecce, mas ainda não sabe quem Allegri escolherá como seu companheiro. Chiesa é o mais cotado, mas terá a concorrência do jovem turco Yildz.

Lecce não vence há mais de um mês

O anfitrião deste domingo tem aspirações mais modestas que a Juve. O Lecce quer chegar ao final do torneio longe da temida zona do rebaixamento. Por enquanto, a equipe comandada por Roberto D'Aversa ocupa a segura décima terceira colocação, com quatro pontos a mais que o Hellas Verona, primeiro dentro da zona do descenso.

O que incomoda o Lecce é a sequência negativa que o time vive. A última vitória da equipe foi no dia 16 de dezembro diante do Frosinone, rival direto pela permanência na elite, por 2 a 0. Depois do importante triunfo, vieram derrotas contra Internazionale, Lazio, Atalanta e um empate diante do Cagliari.

Tal qual a Juventus, o Lecce também quer aproveitar os jogos adiados na rodada para abrir vantagem sobre um rival direto. Isso porque o Sassuolo que vem logo atrás com 19 pontos, enfrenta o Napoli apenas no próximo dia 28, duelo que também foi adiado em razão da Supercopa da Itália.

Uma vitória do Lecce, porém, seria improvável, já que a equipe tem mostrado muita dificuldades diante de equipes da primeira metade da tabela. Os Lupi somam apenas quatro vitórias na competição: três contra rivais diretos (Salernitana, Genoa e Frosinone) e apenas uma contra um grande (Lazio). Vale destacar que três delas foram ainda nas primeiras cinco rodadas, o que demonstra a necessidade de reação da equipe no segundo turno da Série A.

Prováveis escalações

Provável escalação da Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer e Danilo; Kostic, Rabiot, Locatelli, Mckennie e Cambiaso; Chiesa e Vlahovic. Técnico: Massimiliano Allegri

Provável escalação do Lecce: Falcone; Gallo, Baschirotto, Pongracic e Grendrey; Kaba, Ramadani e Gonzalez; Almqvist, Oudin e Krstovic. Técnico: Roberto D'Aversa

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo