Itália avança por novo treinador após fracasso na repescagem para a Copa do Mundo
Azzurra ficou de fora de seu terceiro mundial consecutivo e agora caminha para um trabalho de reformulação
A Itália, tetracampeã mundial, amargará mais quatro anos sem sentir o gosto de disputar uma Copa do Mundo, já que esta edição será sua terceira ausência consecutiva. Após fracassar na repescagem, ao ser eliminada pela Bósnia e Herzegovina, a federação italiana decidiu pela demissão de Gennaro Gattuso e a busca por um novo comandante se arrastou por praticamente dois meses, mas parece ter chegado ao fim.
De acordo com o jornalista Gianluca Di Marzio, a Itália voltará a ser comandada por Roberto Mancini, treinador que levou a seleção ao título da Eurocopa, em 2021. Mancini teria vencido a concorrência de Antonio Conte, técnico da Azzurra na Eurocopa de 2016. O provável novo ‘maestro’ italiano deixará seu clube atual, o Al-Sadd, do Catar, para assinar um contrato de quatro anos com a Federação Italiana (FIGC).
A escolha por um novo técnico está alinhada com o processo de uma espécie de revolução do organograma de futebol da seleção italiana, que se iniciou em abril. Gabriele Gravina renunciou ao cargo de presidente da Federação Italiana de Futebol, assim como o ídolo Gianluigi Buffon, que era Chefe de delegação.
Motivações da escolha de Mancini
A partir do iminente anúncio de Roberto Mancini como treinador da seleção italiana, surge o debate acerca da disputa com Antonio Conte pelo cargo e algumas diferenças entre os dois podem explicar a decisão da federação.
Conte é marcado por colecionar trabalhos relativamente curtos em sua carreira, inclusive como aconteceu em sua passagem pela seleção italiana. O treinador assumiu a Itália em 2014 e foi à Eurocopa, dois anos depois. No entanto, após o torneio, resolveu rumar ao Chelsea. Mancini, por sua vez, emplacou um ciclo inteiro à frente da Azzurra, de 2018 até 2023.
Neste período, o treinador viveu momentos contrastantes, assumindo após o calvário da ausência do Mundial em 2018, vencendo a Euro em 2021, mas, por fim, tornando-se mais um personagem de outro fracasso italiano ao não se qualificar para a Copa do Catar.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F08%2Froberto-mancini.jpg)
Outro aspecto importante abordado pela imprensa italiana é a predisposição de Roberto Mancini para trabalhar com jovens, o que reflete a intenção da federação para o início do novo ciclo, visando a Copa do Mundo de 2030, que será disputada em Portugal, Espanha e Marrocos.
Inclusive, a convocação da seleção para a Data Fifa pré-Mundial engloba apenas jogadores sub-23 e Gianluigi Donnarumma, que deverá ser o líder absoluto do elenco nos próximos quatro anos.
A tentativa é por uma reformulação importante de gerações e escolha por pilares que estejam performando em alto nível, como deverá ser o caso de nomes como o próprio Donnarumma, Alessandro Bastoni, Federico Dimarco, Sandro Tonalli e Nicolò Barella. Uma primeira amostra da intenção de Roberto Mancini deverá acontecer em setembro, quando a seleção italiana terá compromissos pela Nations League, contra Bélgica, Turquia duas vezes e França.