Itália

Com resistência do Athletico-PR por Bento, Inter de Milão avalia outros dois goleiros

Goleiro brasileiro é a primeira opção dos italianos, mas pedida alta do clube rubro-negro 'emperrou' o negócio

Atual campeã italiana, a Inter de Milão quer manter a soberania nacional e empilhar o segundo Scudetto consecutivo na próxima temporada. Para alcançar tal objetivo, o time nerazzurri pretende não só manter suas principais peças, bem como contratar novos jogadores.

Reforçar o gol é uma das prioridades da Inter. O clube está satisfeito com o desempenho de Yan Sommer, mas a idade avançada do goleiro suíço (35) é um ponto importante.

Por isso, a ideia é contratar um arqueiro mais novo, que aceite ser reserva de Sommer em 2024/25, aprenda com o veterano ao longo da temporada e assuma a titularidade posteriormente.

Segundo o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, a Internazionale tem três nomes na mira: Bento (Athletico-PR), Josep Martínez (Genoa) e Christos Mandas (Lazio).

Todos são apreciados pela capacidade técnica e pelo potencial de crescimento. A lista está feita, e a tendência é que a Inter feche a contratação de um deles nas próximas semanas.

Emil Audero, reserva imediato de Sommer, está de saída. Emprestado pela Sampdoria, o goleiro indonésio deve retornar ao clube da cidade de Gênova.

Simone Inzaghi, técnico da Internazionale (Foto: Icon Sport)

Situação de Bento

Bento é o plano A da Internazionale. As boas atuações e regularidade no Athletico-PR chamaram a atenção do time italiano. Graças ao desempenho acima da média, o goleiro passou a ser presença frequente na Seleção Brasileira.

Convocado para a Copa América, o jovem é a terceira opção de Dorival Júnior para o setor, atrás de Alisson e Ederson.

Em maio, Dario Baccin, vice-diretor esportivo da Inter, admitiu o interesse do clube em Bento. Em entrevista ao Sky Sports, o dirigente elogiou o potencial do arqueiro brasileiro e revelou que o time nerazzurri o monitora de perto.

— Bento? Estamos felizes com os goleiros do elenco, mas pensando no futuro ele é um dos que estamos avaliando. Muito está sendo considerado por conta da convocação para a seleção brasileira, mas mesmo que seja é prematuro falar dele, pois trata-se de um dos, dois ou três, jovens que acompanhamos com atenção — disse Dario Baccin.

Ciente do interesse da Inter, o Athletico exige quantia superior a 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 115 na cotação atual) para liberar Bento. O time italiano considera a pedida alta e tenta abaixar o valor.

Qual o desejo de Bento?

Desde que foi titular nos amistosos do Brasil contra Inglaterra e Espanha, em março, Bento passou a receber mais assédio de clubes do exterior. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (10), o goleiro reforçou o sonho de atuar na Europa.

— Aumentou o assédio. Impossível não mudar isso, principalmente pela boa imagem que eu deixei. Foram dois grandes amistosos, contra duas grandes seleções e a responsabilidade aumentou mais ainda no meu clube. Goleiro de Seleção tem que representar a altura. Espero seguir um grande trabalho, goleiro tem que manter a regularidade. A responsabilidade aumentou e estou gostando — disse Bento, que completa 25 anos nesta segunda-feira.

— Para mim, o futebol europeu… não digo que muito mais avançado, mas é diferente do futebol brasileiro e sul-americano de modo geral. Os melhores jogadores do mundo estão na Europa e isso quer dizer que lá é o melhor do mundo. Espero logo poder atuar em um palco europeu — completou.

Bento tem contrato com o Athletico até dezembro de 2026, contudo, não planeja cumprir tal vínculo. O intuito do jovem arqueiro é partir para o futebol europeu após a Copa América, que acontecerá do dia 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.

Conheça as outras opções na lista da Inter

O Athletico entende que Bento atravessa o melhor momento da carreira e, por isso, se comporta de maneira firme nas negociações com a Inter. No cenário atual, a diretoria rubro-negra não pensa em recuar no valor solicitado.

A postura do Furacão obviamente não agrada à equipe italiana que, por sua vez, começa a trabalhar com novos alvos para o gol. Abaixo, confira as trajetórias de Josep Martínez e Christos Mandas:

Josep Martínez

Uma opção de custo mais baixo seria Josep Martínez, goleiro espanhol do Genoa. A experiência na Serie A é um fator importante para a Inter, que o mantém de stand-by na lista.

Revelado em La Masia, categorias de base do Barcelona, Martínez defendeu o Las Palmas de 2017 a 2020 — passando pelo time B do clube até o profissional.

Após passagem frustrante no RB Leipzig, onde amargou banco de reservas por duas temporadas, o arqueiro espanhol se transferiu para o Genoa em junho de 2022. A campanha sem sustos do Rossoblu na última temporada da Serie A (11º colocado) inclusive, passa muito por Martínez.

Desde que chegou ao clube italiano, ele disputou 68 partidas e deixou o campo sem ser vazado em 25 oportunidades.

Josep Martínez em ação pelo Genoa (Foto: Icon Sport)

Christos Mandas

Revelado no Atromitos, Christos Mandas passou pelo OFI Creta antes de chegar a Lazio em setembro de 2023. O goleiro grego, de 22 anos, impressionou na reta final da última temporada, quando substituiu o lesionado Provedel.

Em 12 partidas, Mandas não sofreu gol em cinco e fez intervenções decisivas nas vitórias apertadas contra Genoa, Verona e Juventus. A jovialidade e potencial do grego são os principais motivos do olhar atento da Inter.

A Lazio pagou um milhão de euros para contratar Mandas no ano passado, e certamente exigirá quantia considerável para liberá-lo — sobretudo para um rival italiano.

Christos Mandas se destacou no final da última temporada pela Lazio (Foto: Icon Sport)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo