Pirlo: “Ganhar um troféu como treinador é ainda melhor do que como jogador”

Pressionado por causa de um curto trabalho de, até agora, altos e baixos, Andrea Pirlo teve muito a comemorar com a conquista da Supercopa da Itália, na quarta-feira (20), contra o Napoli, de seu ex-companheiro de Milan Gennaro Gattuso. Por mais que supercopas não sejam normalmente muito valorizadas, Pirlo obteve seu primeiro título oficial como treinador, algo muito bem-vindo não só pela ocasião inédita em sua ainda incipiente carreira, mas também pelo impulso que dá para a sequência da temporada.
Em entrevista à RAI após o triunfo por 2 a 0 sobre os Partenopei, Pirlo afirmou que, para ele, pessoalmente, vencer um título como técnico era ainda mais significativo do que como jogador, algo que, convenhamos, cansou de fazer ao longo de uma carreira gloriosa.
“Sinto uma grande alegria. Levantar meu primeiro troféu como treinador é diferente, é melhor até mesmo do que como jogador, porque estou liderando um grande elenco, em um clube histórico. É maravilhoso”, descreveu à emissora italiana.
Por mais que o placar possa sugerir superioridade e alguma facilidade para a Juve, o triunfo não veio sem muita luta. O segundo gol aconteceu apenas nos acréscimos e, até lá, o Napoli de Gattuso ofereceu uma boa briga. Pirlo avaliou a decisão como um jogo de duas equipes apresentando um bom nível, ressaltando a entrega de seus atletas como fundamental para a vitória.
“É raro ver dois times jogando bem em uma final, o importante é vencer. Quando você joga com essa determinação, então a sorte pode ir em sua direção. Queríamos provar que não somos o time visto contra a Inter (derrota por 2 a 0 no último final de semana). Então, quando você joga com essa perseverança, determinação e atitude, você atrai a sorte.”
Antes do duelo, Gattuso, ex-parceiro de meio de campo de Pirlo no Milan e na seleção italiana, lembrou de brincadeiras e pegadinhas que a dupla costumava fazer nos tempos de atleta. Hoje cada um no comando de uma grande equipe na Itália, não tiveram tempo para essas coisas durante a decisão, disse Pirlo. “Somos dois treinadores em dois bancos importantes, é um tipo diferente de trabalho agora. Estou decepcionado pelo Rino, mas feliz por mim. Estávamos concentrados demais para ficarmos brincando na beira do campo hoje.”
Como citado por Pirlo, a entrega dos jogadores da Juve foi essencial para o triunfo, sobretudo a luta dos meio-campistas, e a vitória não veio exatamente por causa de um futebol brilhante. O treinador culpou a irregularidade nas escalações causada por lesões e infecções por Covid-19 como causa da falta de constância técnica.
“Desde o começo da temporada, temos tentado jogar este estilo fluido de futebol, mas, infelizmente, toda semana alguém está ausente, então é difícil para nós mantermos a mesma escalação com regularidade”, explicou.
“Não merecíamos tantas críticas, considerando tudo o que fizemos nesta temporada, então estou feliz que conseguimos este troféu hoje”, respirou aliviado.
Pirlo está apenas no início de sua carreira como treinador, tendo assumido a Juventus nesta temporada logo após ser anunciado inicialmente como técnico do sub-23 da Velha Senhora. Pela aura que carrega consigo de seus tempos de jogador, foi definido muito rapidamente por parte da imprensa como um futuro grande treinador, mas igualmente rápida foi a queda de aprovação quando os primeiros resultados e desempenhos ruins começaram a aparecer. O técnico afirma estar acostumado a isso e pretende apenas seguir em frente com seu trabalho.
“Faz parte do jogo. É fácil elevar as pessoas e depois derrubá-las. Mas eu estou acostumado a isso, tive altos e baixos durante uma longa carreira como jogador. Sei que existe um clube sólido me apoiando, então posso me focar e continuar fazendo meu trabalho.”
“É natural que existam críticas quando você vem do nada para liderar a Juventus, mas os resultados falarão por mim e por minha equipe”, encerrou.