Itália

Napoli tem interesse em Danilo, pilar da Seleção, mas encontra resistência

Time de Antonio Conte lidera a Serie A, mas ainda quer reforços para a defesa e mira em defensor que é absoluto no selecionado do Brasil

Líder isolado da Serie A após 14 jogos, o Napoli colhe os frutos de uma boa janela de transferências e o trabalho do técnico Antonio Conte. O clube é o atual líder do Campeonato Italiano, com 32 pontos. No entanto, ainda parece que o elenco dos Azzurri ainda não está plenamente formado e há nomes no radar para reforçar a defesa.

Um deles, segundo diferentes relatos da imprensa italiana, seria o lateral-direito e zagueiro Danilo, titular da Seleção brasileira e hoje jogador da Juventus, onde já não é tão prestigiado como antes.

A Sky Sports Italia, principal canal esportivo do país, publicou que Conte admira o defensor e o diretor-esportivo dos napolitanos, Giovanni Manna, também conhece bem o jogador desde que trabalhou na Juve.

Apesar desses fatores positivos, a transferência parece improvável por conta da poucas opções no setor da Velha Senhora, como explicou Cristiano Giuntoli, diretor esportivo do clube.

O técnico Antonio Conte, do Napoli, durante partida pela Serie A
O técnico Antonio Conte, do Napoli, durante partida pela Serie A (Foto: IMAGO)

‘Danilo é o nosso capitão e estamos felizes com ele'

Em entrevista à Sky, Giuntoli negou qualquer negócio por Danilo ao Napoli e exaltou a liderança do atleta na equipe do técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta.

— Não conversamos sobre nada com Danilo ou com o Napoli. Ele é nosso capitão e estamos muito felizes em manter Danilo. Não estamos planejando vender nenhum zagueiro em janeiro [quando abre a janela de transferências]. Vamos contratar um — disse.

O executivo falou em trazer um novo defensor pela urgência no setor que está sem o lateral-esquerdo Juan Cabal e o zagueiro brasileiro Bremer, ambos fora da temporada por lesões no ligamento do joelho, além do desfalque por questão muscular do lateral-direito Nicolò Savona.

Pilar de Dorival na Seleção, lateral perdeu importância com Motta

Titular absoluto com Dorival Júnior na Seleção, Danilo não goza do mesmo prestígio em seu clube. Após várias temporadas como o dono da lateral-direita ou como um terceiro zagueiro, o ex-Santos perdeu espaço com a chegada de Motta.

Nesta temporada, soma apenas cinco jogos como titular, mesmo número de partidas que assistiu todos os 90 minutos do banco. Nos outros duelos, foi apenas um reserva que normalmente entrou nos instantes finais do segundo tempo.

Problema contratual

Notícias do futebol italiano dão conta que a pouca utilização também está relacionada aos moldes do contrato de Danilo. Uma cláusula daria conta que, caso o defensor atinja um determinado número de jogos nesta temporada, haverá extensão automática de um ano do contrato – que termina ao final desta temporada.

Danilo em 2024/25:

  • 13 jogos e 543 minutos em campo (média de 41,7 por partida)

Danilo ainda teve uma atuação abaixo em um momento decisivo da temporada: contra o Stuttgart, pela Champions League, sofreu dois cartões no espaço de três minutos e foi expulso, abrindo caminho para vitória dos alemães em pleno Allianz Stadium.

Ainda sim, o jogador de 33 anos mantém sua importância como um líder e um dos mais longevos no elenco, quase sempre ostentando a braçadeira de capitão quando entra nas partidas.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo