Itália

Hernanes, aquele mesmo, retorna ao futebol com gol na 7ª divisão da Itália

Profeta Hernanes largou aposentadoria para fechar com o ASD Sale, time amador de Piemonte, e reestreou com tudo: gol e mortal

Ídolo no São Paulo, na Lazio e com passagens por Seleção Brasileira, Juventus e Inter de Milão, o meio-campista Hernanes decidiu largar a aposentadoria, anunciada em maio de 2022, para voltar aos gramados na sétima divisão italiana, pelo time amador ASD Sale, no último domingo (15). O retorno não poderia ser melhor: saindo do banco de reservas, o “Profeta” marcou um belo gol de fora da área e garantiu a vitória de sua equipe em cima do Monteferrato por 2 x 1, com direito ao seu característico mortal na comemoração.

A reestreia do jogador ganhou forte repercussão na imprensa local de Sale, comuna da região de Piemonte, em Turim, além de atrair muitos olhares dos alambrados e pequenas arquibancadas no modesto campo do clube italiano. Nas redes sociais, o brasileiro, conhecido pelas frases complexas que o deram o apelido de Profeta ainda nos tempos de São Paulo, comemorou fazendo uma analogia com o número 15.

– Vocês sabiam que os números comandam nossa vida sem a gente saber? Hoje, dia 15, às 15 horas, eu estava usando a camisa número 15 e aos 15 minutos do segundo tempo fui lá e ‘broquei'. Fiz o gol na minha reestreia como jogador. E agora, um ‘Babareso 2015' (um vinho) para comemorar. Viva os números. Saúde! – celebrou o Profeta nas redes sociais.

Em entrevista à Rádio Gold, veículo de Piemonte, Hernanes revelou que a chegada ao Sale o fez descobrir que ainda é possível se divertir jogando futebol e seu momento atual o relembrou o início de sua trajetória como jogador no Brasil.

– Descobri que você pode se divertir jogando futebol. Quando você tem a bola nos pés, você sempre se sente como uma criança. Ver essa realidade me lembra quando comecei no Brasil, onde jogávamos por paixão, diversão e, claro, também para vencer, é bom estar nessa realidade – expôs o ídolo do São Paulo.

Livro, curso de treinador e foco nos vinhos: a agitada aposentadoria de Hernanes

O retorno aos gramados é apenas mais um capítulo da agitada trajetória de Hernanes desde que anunciou sua aposentadoria há um ano e cinco meses. Em junho desse ano, o Projeta fez ainda mais justiça ao seu apelido e lançou o livro religioso “Cartas ao Profeta”.

– Nesta obra, o ex-jogador de futebol Hernanes conta como se tornou um profeta, partindo dos gramados para a missão do Evangelho, e também apresenta como podemos nos libertar do medo, da ignorância, da vaidade dos pensamentos, da necessidade de aprovação, da culpa e da autocondenação, e passar a enxergar o mundo a partir de uma visão completamente diferente. – aponta a descrição do livro.

No início de agosto, o agora jogador do Sale concluiu a licença B de treinador da Uefa por meio da Federação Italiana de Futebol. Ele, porém, ainda não sabe qual função irá exercer no futebol, sem garantir um futuro à beira do campo. Na turma do curso de Hernanes estavam os ex-jogadores Franck Ribéry, Cristian Maggio e Alessandro Diamante.

Hernanes, aquele mesmo, retorna ao futebol com gol na 7ª divisão da Itália
Hernanes concluiu licença B da Uefa em turma com o histórico jogador francês Ribery (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Os vinhos também são parte da vida de Hernanes desde seus tempos de jogador. Agora, vivendo na Itália sem a exigência do esporte de alto rendimento, administra uma vinícola em Piemonte que produz 10 mil garrafas por ano. Segundo a Revista GQ, o local é avaliado em 4 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões).

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo