O futuro de Osimhen já está definido, ele só não quer revelar
Victor Osimhen deu entrevista afirmando que já sabe qual será seu destino na próxima temporada
Após ter um desempenho mágico na temporada 2022/23 pelo Napoli, o atacante Victor Osimhen era (e ainda é) o sonho de consumo de alguns gigantes da Europa na janela de transferências do verão. O clube italiano conseguiu mantê-lo e buscava uma renovação do vínculo que encerrava em 2025. Conseguiu entender o vínculo, agora válido até 2026 com multa rescisória de 130 milhões de euros, mas isso não diminuiu as especulações e o próprio nigeriano colocou mais lenha na fogueira com uma declaração ao programa Morning Footy, do canal CBS Sports.
Osimhen foi direto ao ser questionado sobre seu futuro: “já tomei minha decisão” – sem revelar para onde vai. Ele afirmou ter um plano sobre o que acontecerá na próxima temporada,
– Já tomei minha decisão sobre o próximo passo a dar no final da temporada. Eu já me decidi. Já tenho meu plano, sei o que quero fazer, o próximo passo que quero dar – disse o atacante.
Especulado no Chelsea, Arsenal e outros clubes ingleses, o nigeriano exaltou o nível técnico da Premier League e afirmou que jogará lá um dia, mas tem “outros planos para carreira”.
– Acho que 60% das pessoas mencionam os rumores sobre mim ligados à Premier League. A Premier League é uma das maiores ligas do mundo. Quero terminar a temporada com o Napoli forte e depois revelar a decisão que já tomei. É claro que um dia, definitivamente [jogarei na Inglaterra], mas por enquanto tenho outros planos em minha carreira pelos quais estou ansioso. Quando chegar a hora, todos saberão – completou.
"I already know the next step I want to take."
Victor Osimhen reveals on Morning Footy that later this year he will "come out with the decision I've already made" on where he wants to play next season. ? pic.twitter.com/Na0tuodGpK
— CBS Sports Golazo ⚽️ (@CBSSportsGolazo) January 23, 2024
A entrevista esclarecedora (e na mesma medida enigmática) do atacante acontece pouco menos de duas semanas de Mamuka Jugel, empresário de Kvicha Kvaratskhelia – colega do nigeriano no Napoli -, falar que Osimhen iria jogar na Arábia Saudita no meio do ano.
– Vou te avisar com antecedência, ele [Osimhen] irá para a Arábia Saudita no próximo verão. O Napoli aumentou seu salário, mas Kvicha não aceitaria tal transferência [para o futebol árabe] nem por um bilhão. – disse Jugel ao jornal Gazzeta Dello Sport.
Irritado, Osimhen chamou o empresário de “pedaço de lixo” e “idiota de merda”.
– Querido Jugel, você é um pedaço de lixo. Fico constrangido com a forma como raciocina. Idiota de merda! Mantenha o meu nome fora da tua boca – disparou o nigeriano.
As polêmicas do Napoli com Osimhen
Já com dificuldades na renovação com o atacante nigeriano, a gestão de comunicação do Napoli achou interessante publicar um vídeo de cunho racista no qual compara Osimhen a um coco na rede social TikTok. A reação negativa foi imediata e o clube apagou a publicação, depois dizendo, por meio de uma nota, que não tinha a intenção de não ofender – sem pedir desculpas ao jogador. Antes, também na rede social do clube italiano, outro vídeo zombava de um pênalti perdido pelo nigeriano.
– O Napoli, para evitar qualquer instrumentalização sobre o tema, especifica que não teve a intenção de ofender ou zombar de Victor Osimhen, um patrimônio técnico do clube. […] É um fato de experiência comum que nas redes sociais, em especial no TikTok, a linguagem expressiva sempre foi criada com leveza e criatividade, sem ter havido, no caso envolvendo Osimhen, qualquer intenção de zombaria ou escárnio. – diz parte da nota.
O vídeo ironizando o pênalti não foi o único. Nesse, Osimhen tinha sua aparência comparada à de um coco (!). A reação forte sobretudo dos nigerianos fez com que apagassem.pic.twitter.com/4qin0YrhpK
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) September 26, 2023
Tudo isso gerou um mal-estar geral no clube. O empresário do atleta até ameaçou entrar com um processo contra o Napoli. No dia a dia nas instalações, um vídeo flagrou Osimhen passando por companheiros sem cumprimentá-los, em uma cena embaraçosa na qual Diego Demme ficou “no vácuo”.
Ao menos, as coisas esfriaram um pouco e a renovação colocou panos quentes em uma situação que parecia insustentável.
Na complicada atual temporada do Napoli sem Luciano Spalletti, Osimhen marcou oito gols e distribuiu três assistências em 18 partidas e segue como a principal referência técnica ao lado de Kvaratskhelia.