EuropaSerie A

Atitude do Napoli com Osimhen foi mais do que babaca: foi racista

Vídeos publicados no TikTok zombavam do pênalti perdido por Osimhen, além de um vídeo em que o jogador é comparado com um coco, algo que tem conotação claramente racista

A relação entre o atacante Victor Osimhen e o Napoli ficou seriamente abalada depois deste fim de semana. O clube teve uma atitude indefensável contra o jogador ao publicar dois vídeos na conta oficial de TikTok do clube. Uma delas zombava do pênalti perdido pelo atacante, o que já era bastante babaca. O clube, porém, conseguiu ir além: publicou outro vídeo comparando a cabeça do jogador a um coco, o fruto, em uma atitude com forte conotação racista. Os dois vídeos foram apagados pelo clube, mas o estrago já estava feito.

No último domingo (24), o Napoli ficou no empate por 0 a 0 com o Bologna, em um jogo que o time ficou abaixo do que se espera. Osimhen perdeu um pênalti, aos 27 minutos da etapa final. Esse é o contexto. O clube, então, decidiu que era uma boa ideia publicar um vídeo zombando do jogador em sua conta oficial, com o nigeriano pedindo pênalti e depois perdendo, tudo com uma voz esganiçada e acelerada e uma música de comédia. 

O vídeo é este abaixo:

É inacreditável que alguém tenha decidido que era uma boa ideia publicar esse vídeo, tirando um barato de um dos seus principais jogadores. É algo que qualquer pessoa razoável já pensaria duas vezes. Especialmente quando estamos falando da conta oficial do clube. Uma simples pergunta em voz alta: “Será que precisamos publicar este vídeo?” seria o suficiente para desistir da publicação. Mas parece que razoabilidade está em falta no Napoli.

Após a babaquice, o racismo

O que deixa tudo ainda mais grave é que este foi o segundo vídeo. O primeiro foi ainda mais grave e foi um motivo justo para que Osimhen ficasse furioso com o clube. Só que o Napoli conseguiu piorar muito a situação. Em um outro vídeo na sua conta oficial, a cabeça do jogador é comparada com um coco. Sim, o fruto. Algo que imediatamente foi identificado como racismo, especialmente pelos nigerianos. 

Confira o vídeo abaixo: 

A babaquice do clube tinha sido grave, mas o racismo do vídeo elevou as coisas a outro patamar: o racismo. E isso é indesculpável. Não só não era necessário, não só é de mau gosto, é algo que é nojento. 

Empresário ameaça processo contra o Napoli

Com tudo isso, o empresário de Osimhen, Roberto Calenda, escreveu em sua conta no Twitter (que X que nada, Elon Musk, nos respeite): “O que aconteceu hoje no perfil oficial do Napoli no TikTok não é aceitável. Um vídeo zombando de Victor foi tornado público e depois, já tardiamente, excluído. Um fato grave que causa danos gravíssimos ao jogador e se soma ao fato ao tratamento que o menino está sofrendo no último período entre julgamentos midiáticos e fake news. Reservamo-nos ao direito de tomar medidas legais e qualquer iniciativa útil para proteger Victor Osimhen”, diz o empresário, que publicou o texto em italiano e inglês. 

Osimhen está claramente incomodado e isso fica ainda mais claro olhando a sua conta do Instagram. Ele apagou a maioria das fotos com a camisa do Napoli. Sobraram muitas fotos com a camisa da seleção nigeriana, camisas da NBA e até da Argentina. Entre as últimas fotos, só sobrou uma com a camisa do Napoli, mas ele está de costas. 

A renovação de contrato já estava travada por outras razões, entre elas a insatisfação do jogador com o novo técnico do Napoli, Rudi Garcia. Agora, com esse episódio, a situação fica bastante complicada. O Napoli terá um grande problema pela frente com aquele que foi um dos seus principais jogadores na histórica temporada passada, quando conquistou o título italiano pela primeira vez depois de 33 anos. Ele fez 26 gols em 31 jogos na temporada passada e seu contrato vai até 2025. Ou seja, ao final da atual temporada, entrará no seu último ano. 

Osimhen foi relacionado para o jogo contra a Udinese nesta noite, pela Serie A. O clima entre o clube e o jogador continua tenso. Sem falar que a situação com o técnico ainda criou rusgas. No jogo contra o Bologna, Osimhen foi sacado nos minutos finais e reclamou publicamente. O jogador teria pedido desculpas depois ao treinador, mas a situação continua tensa. E tem jogo para acontecer.O Napoli enfrenta a Udinese nesta quarta (27), às 15h45 (horário de Brasília). Confira mais jogos transmitidos na Programação de TV.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo