Itália

De Bruyne revela desânimo: ‘Não acho que ainda goste tanto de futebol quanto antes’

Aos 34 anos, meia belga fez desabafo sobre desilusões e planos para aposentadoria após passagem pelo Napoli

Após uma década de sucesso individual e coletivo no Manchester City, Kevin De Bruyne se juntou ao Napoli em 2025/26 com o desejo de se manter competitivo em uma liga de alto nível. Entretanto, aos 34 anos, o meia belga reconhece que já não tem o mesmo brilho nos olhos do início da carreira.

Em entrevista ao jornal “Gazzetta dello Sport”, De Bruyne foi perguntado se ainda ama o esporte assim como quando era mais jovem. O camisa 11 dos Azzurri admitiu que trata sua profissão como qualquer pessoa lida com um trabalho, e, por estar perto de se aposentar, vive a ansiedade de estar mais perto da família.

— Não acho que ainda goste tanto de futebol quanto antes. Mas acredito ser normal depois de 30 anos. Às vezes, a gente perde um pouco o interesse, como em qualquer trabalho, suponho — confessou Kevin De Bruyne.

Perguntado sobre uma data para pendurar as chuteiras, o meia do Napoli não estipulou um prazo, mas garantiu que sua intenção no futuro próximo é cumprir seu contrato até junho de 2027. Entretanto, o belga apontou que sua sequência como jogador profissional depende de como seu corpo reagirá.

— Estou tentando aproveitar o momento, acho que posso jogar por mais alguns anos, e quando meu corpo disser para parar, eu paro. Mas por enquanto me sinto bem. […] Quero aproveitar minha família, que fez tantos sacrifícios por mim. Depois, obviamente, terei que encontrar algo para fazer — declarou De Bruyne.

Lesão afetou sequência de De Bruyne no Napoli

Kevin De Bruyne sofreu grave lesão na coxa direita a serviço do Napoli (Foto: Imago/Giuseppe Maffia)
Kevin De Bruyne sofreu grave lesão na coxa direita a serviço do Napoli (Foto: Imago/Giuseppe Maffia)

Após o fim de seu contrato com os Citizens, o camisa 11 assinou com os Azzurri, atuais campeões da Serie A. O bom início de temporada sob o comando de Antonio Conte parecia promissor, porém, uma lesão afetou a sequência de Kevin De Bruyne no Diego Armando Maradona.

Em outubro de 2025, o meia belga marcou um gol de pênalti contra a Internazionale, pelo campeonato, mas imediatamente levou a mão à coxa direita. As dores obrigaram De Bruyne a ser substituído ainda aos 31 minutos do 1º tempo da vitória por 3 a 1.

Exames posteriores confirmaram que o problema do camisa 11 era grave: uma ruptura no bíceps femoral. Kevin De Bruyne só voltou a ficar à disposição do Napoli em março, disputando as três últimas partidas — duas como substituto, e uma como titular.

O meia também voltou a representar a seleção belga na Data Fifa de março, nos amistosos contra Estados Unidos e México. Como líder de vestiário, De Bruyne entende que o momento de seu país é de transição, tanto que projeta somente a classificação no Grupo G da Copa do Mundo, composto por Egito, Irã e Nova Zelândia.

— Acho que há menos expectativa do que antes. Obviamente, tínhamos um grupo muito especial em 2018, agora há muitos jogadores novos. Vamos começar avançando na fase de grupos, depois depende de quem enfrentaremos. Queremos jogar um bom futebol e ir o mais longe possível. Espero que possamos fazer algo bom — concluiu o camisa 11.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo