Vai sair? Pep Guardiola se diz ‘lisonjeado’, mas despista sobre fim de contrato com o City
Treinador espanhol tem contrato com o City até junho de 2025 e pode ser o escolhido para comandar a Seleção da Inglaterra
Desde que Gareth Southgate deixou o comando da Seleção da Inglaterra, um dia após a derrota na final da Eurocopa para a Espanha, o nome de Pep Guardiola, treinador do Manchester City, tem aparecido entre os favoritos para assumir os Leões.
Recentemente, o periódico britânico The Independent revelou que a Federação Inglesa de Futebol (FA) já tem um plano para convencer o treinador espanhol a assumir a equipe.
A FA estaria disposta a adotar a mesma estratégia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tentou trazer Carlo Ancelotti – mas desta vez com um final feliz -, e optar por um treinador interino até o fim do contrato de Pep com o Manchester City, em julho de 2025.
Porém, entrevista antes do último amistoso desta pré-temporada, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), contra o Chelsea, Guardiola se mostrou surpreso em saber dos rumores que envolvem o seu nome e a Seleção Inglesa.
O fato é que ainda não há nenhuma negociação entre Guardiola e FA para comandar a Inglaterra. Por enquanto, a Federação Inglesa tem uma lista definida com os principais alvos para suceder Southgate.
Em oito anos à frente do clube, Guardiola conquistou incríveis 17 troféus, e já indicou que está “mais próximo de sair do que continuar” na equipe.
— A verdade é que estou mais perto de sair do que ficar. São oito anos, serão nove. No momento, a sensação é só que quero ficar na próxima temporada — disse Guardiola
Antes da Seleção, o City (e o Chelsea também)
Até o fim do seu contrato com o Manchester City, Pep Guardiola ainda tem muito o que fazer na temporada que inicia no fim deste mês. Na verdade, antes mesmo do começo da temporada o treinador já tem obrigações.
Neste sábado, Pep e seus comandados entram em campo contra o Chelsea, no último jogo da pré-temporada, no Ohio Stadium, nos Estados Unidos.
HOJE TEM CITY vs CHELSEA! 👊 pic.twitter.com/P0kwrdFBbg
— Manchester City (@ManCityPT) August 3, 2024
Contra os rivais ingleses, Pep vai reencontrar um velho conhecido: Enzo Maresca. O recém-chegado treinador dos Blues foi assistente técnico de Guardiola por dois anos, quando deixou a equipe para assumir o Leicester para a disputa da EFL Championship (segunda divisão inglesa), temporada passada.
Por lá, foi campeão e um dos principais responsáveis pelo da equipe à Premier League.
— Estou feliz. Passamos bons tempos juntos. Ele é incrível, uma pessoal amável. Fez um trabalho incrível e inacreditável em Leicester os levando de volta à Premier League. Eu lhe desejo o melhor. Ele merece. Pessoas legais merecem coisas boas — disse o treinador.
Guardiola ainda precisa resolver outra questão antes de pensar em deixar o clube. Duas das suas principais estrelas podem estar com os dias contados em Manchester. Kevin De Bruyne e Ederson ainda não definiram se permanecem ou se deixam a equipe.
O brasileiro, inclusive, recebeu um ultimato do treinador sobre os boatos da sua saída ainda em 2024.
Como se não bastasse, Pep Guardiola e Manchester City ainda não venceram nesta pré-temporada, e o duelo contra o Chelsea é a última chance para isso. Antes, a equipe enfrentou Celtics, Milan e Barcelona, com duas derrotas no tempo regulamentar e a última, contra os espanhóis, nos pênaltis.
Após o jogo de hoje, o City só volta a campo no próximo sábado, contra o Manchester United, para a final da Supercopa Inglesa, a partir das 11h (horário de Brasília). Oito dias depois, estreia na Premier League contra o Próprio Chelsea, em Stamford Bridge.