Inglaterra

United pode trazer técnico que brilhou pelo Chelsea de volta à Premier League

Holandês Erik ten Hag deve deixar o comando do clube inglês ao final da temporada

Longe de qualquer chance de título, mas lutando por uma vaga a alguma competição europeia, o Manchester United não faz uma boa temporada, e pode trocar o comando técnico a partir de junho. As exibições do time sob o comando de Erik ten Hag não tem agradado à torcida – e, ao que parece, a nova gestão -, e o nome de Antonio Conte aparece como um possível sucessor ao cargo.

Segundo informações do portal Caught Offside, o italiano aparece como uma opção pela experiência que possui com a Premier League. Conte, de 54 anos, já treinou o Tottenham, e foi campeão da competição com o Chelsea na temporada 2016/2017. Sem emprego desde março de 2023, o treinador também é monitorado de perto por outros três clubes, todos do futebol italiano: Milan, Juventus e Napoli.

O Manchester United está passando por uma reformulação administrativa após a chegada de Jim Ratcliffe, bilionário que comprou 25% das ações do clube junto a família Glazer. O momento pode ser uma barreira para Conte, que já deixou claro que quer voltar a trabalhar em uma equipe já preparada para disputar e vencer títulos. Em Old Trafford, o clima é de organização para retomar o protagonismo em um projeto a longo prazo.

Como Antonio Conte pode retornar à Premier League?

  • O técnico italiano está sem clube desde 2023, quando saiu do Tottenham e é acompanhado de perto pela diretoria do Manchester United, que estuda a possibilidade de trocar Erik ten Hag ao final da temporada;
  • Antonio Conte prefere trabalhar em clubes mais preparados a ganhar títulos, e o projeto do United visa uma preparação a longo prazo;
  • O poderio financeiro das equipes interessadas pelo treinador no futebol italiano é menor do que nos times ingleses, o que pode abrir caminho para Conte assumir o posto de Ten Hag no United a partir de junho.

Problemas internos podem selar destino de Ten Hag no United

Além do desempenho abaixo da média dentro de campo, outro ponto que pode culminar com a saída do treinador holandês do Manchester United são os problemas de vestiário enfrentados pelo comandante. No mais recente episódio, Alejandro Garnacho chegou a curtir posts que faziam críticas ao trabalho de Ten Hag, o fato que gerou mais um desconforto interno em Old Trafford.

O perfil de um torcedor do United no X criticou a substituição de Garnacho no intervalo da partida entre Manchester United e Bournemouth no último sábado, em jogo válido pela 33ª rodada da Premier League. A partida terminou empatada por 2 a 2.

— Ten Hag culpando sutilmente Garnacho na coletiva de imprensa após o jogo… Não é uma boa ideia jogar debaixo do ônibus um jovem de 19 anos que realmente fez um bom trabalho para você nesta temporada. Mas, novamente, ele está claramente com medo de incomodar os que ganham mais — diz a postagem.

Garnacho retirou a curtida, mas o caso deve ser tratado internamente pelo clube. O jovem argentino de 19 anos disputou 42 jogos nesta temporada, marcando nove gols e contribuindo com quatro assistências. Apesar de todos os problemas dentro e fora de campo, o United ainda pode garantir uma vaga a uma competição europeia na próxima temporada.

A equipe é semifinalista da Copa da Inglaterra e pode ganhar uma vaga à Liga Europa caso conquiste o título. Já na Premier League, briga com o Newcastle pela sexta colocação, que dá a classificação para a próxima Conference League. Os dois times tem 50 pontos na tabela, mas o saldo de gols do United é inferior ao do concorrente.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo