Inglaterra

Erik Ten Hag revela o que vai fazer caso seja demitido pelo Manchester United

Mesmo campeão da Copa da Inglaterra em cima do City, ten Hag não tem futuro garantido no Manchester United

Neste sábado (25), o Manchester United foi campeão da Copa da Inglaterra ao vencer o Manchester City, em Wembley. Com isso, Erik ten Hag chegou a seu segundo título em dois anos à frente dos Red Devils.

Contratado em abril de 2022 após bom passagem pelo Ajax, o treinador neerlandês fez um 2022/23 de impacto no Manchester United, tanto que foi campeão da Copa da Liga Inglesa e se classificou à Champions League.

Contudo, essa temporada ficou abaixo do esperado nos Red Devils: eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e apenas o 8º lugar na Premier League, a pior classificação desde 1990.

Por conta disso, antes da bola rolar contra os Citizens, a imprensa inglesa chegou a noticiar que, independentemente do resultado da FA Cup, o técnico neerlandês seria demitido do Manchester United.

Agira que os Red Devils foram campeões em cima do rival – e de quebra garantiram vaga na próxima Liga Europa -, Erik ten Hag foi perguntado sobre seu futuro em sua coletiva.

Com muita personalidade, o treinador neerlandês revelou o que vai fazer caso vá embora do Manchester United. Ele garante que sua carreira vencedora pode continuar em outro lugar.

– Dois troféus em dois anos não é ruim, três finais em dois anos não é ruim. Se eles não me querem, vou para outro lugar para ganhar títulos, porque é isso que eu faço.

O balanço de Ten Hag no Manchester United

Como ele mesmo disse, Ten Hag pode se considerar um treinador vencedor. Nos Países Baixos, o treinador levantou seis títulos à frente do Ajax – incluindo três da Eredivisie.

Quando chegou na Inglaterra, Erik Ten Hag encerrou um jejum de seis anos sem taças do Manchester United ao ganhar a Carabao Cup. A última conquista dos Red Devils era a Europa League, ainda com José Mourinho.

O treinador neerlandês ainda disse que encontrou um Manchester United “bagunçado” quando foi contratado e que, em sua gestão, mudou os Red Devils de patamar.

Ten Hag bateu na tecla de que seu projeto com o Manchester United visa o longo prazo. Mesmo assim, está entregando títulos dentro de campo e revelando jogadores importantes.

Um exemplo claro disso são Garnacho e Mainoo, que marcaram os gols do triunfo dos Red Devils sobre o Manchester City, na Copa da Inglaterra. Ambos têm apenas 19 anos, mas ganharam votos de confiança – e minutos – do técnico. A falta de opções ao longo de 2023/24 ajuda a explicar a metodologia.

As lesões que o elenco sofreu ao longo da temporada são as principais justificativas do técnico para justificar a temporada abaixo do esperado.

– A equipe está desenvolvendo, vencendo e jogando com uma identidade. Mas é preciso que os jogadores estejam disponíveis e um elenco forte, especialmente quando se joga na Inglaterra e na Europa. Há muito trabalho a ser feito, mas temos valor no plantel, alto potencial, a equipe está progredindo e estamos ganhando troféus.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo