Inglaterra

‘Tem que sentir a dor’: Ange explica que sucesso do Tottenham não virá facilmente

Ange Postecoglou revelou que o torcedor do Tottenham terá que sofrer se quiser colher os louros da vitória no futuro

Sonhando com uma vaga na próxima Champions League, o Tottenham tropeçou nos próprios pés nas últimas três rodadas da Premier League, pois as três derrotas consecutivas fizeram o Aston Villa ganhar vantagem no G-4. Os Spurs são os 5º colocados do campeonato com 60 pontos, sete a menos do que os Villans, que têm um jogo a mais. O técnico Ange Postecoglou explicou que o sucesso não virá facilmente.

Isso porque, antes da sequência ruim, o Tottenham engrenou quatro vitórias em seis jogos da Premier League. Parecia que o técnico australiano levaria os Spurs de volta para a principal competição europeia logo em sua temporada de estreia. Aliás, o início de Ange na Inglaterra foi avassalador, com um estilo de jogo bem característico e que chegou à liderança da Premier League no início de 2023/24.

Só que as inúmeras lesões, assim como as atuações inconsistentes, fizeram o Tottenham patinar na temporada. Como consequência, parte da torcida dos Spurs passou a criticar o treinador. Em coletiva, o australiano deu um choque de realidade ao revelar que o torcedor terá que sofrer um pouco mais se quiser colher os louros da vitória no futuro com essa metodologia de trabalho:

– Tenho certeza de que eles (jogadores) estão feridos, mas também faz parte do processo. Os grandes jogos sempre serão grandes jogos, e você tem que sentir a dor, mas entender que esse tipo de intensidade sempre estará presente quando você representa este clube de futebol.

Ange Postecoglou explica suas mudanças no Tottenham

Na última temporada, o Tottenham conviveu com bastidores polêmicos, já que a saída de Antonio Conte, em março de 2023, ficou marcada pelas críticas à mentalidade “egoísta” do elenco. Pelo menos, essa era a opinião do italiano. Para esta temporada, os Spurs decidiram apostar em Postecoglou, que estava vivendo seu auge na carreira à frente do Celtic.

Após uma desconfiança inicial, o treinador australiano caiu nas graças da torcida, que passou a gostar do “Angeball”, a filosofia imposta por ele no Tottenham. Com chances pequenas de se garantir na próxima Liga dos Campeões, Ange Postecoglou admitiu que as recentes derrotas para Arsenal e Chelsea ligaram um sinal de alerta nos Spurs, que parece ter perdido um pouco da confiança no estilo de jogo:

– Não é surpreendente porque faz parte da natureza da mudança. A mudança é difícil, é implacável, é intransigente, é desafiadora, não deixa muita margem de manobra para você se sentir confortável. Faz parte desse processo e meu trabalho é navegar por isso. Você precisa entender que quando há mudança, não é fácil, não é tranquilo e não deveria ser. Se você realmente quer construir para o sucesso, precisa passar por momentos difíceis.

Vale lembrar que Ange já deixou claro em outras entrevistas que o Tottenham ainda está longe de disputar os principais títulos. E não somente porque faltam reforços de peso. O técnico defende que seu futebol precisa de tempo para render frutos. Os Spurs vive um jejum desde 2008, quando levantou seu último título. Obviamente, o australiano sabe disso, mas pede um pouco mais de paciência para quebrar essa sina.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo