Inglaterra

Sensação da Premier League traria ao Manchester City o que Savinho e Doku não entregam

Citizens tem tudo para anunciar atacante que era sonho de rivais do Big Six

O Manchester City tem retomado a boa fase de quase toda era Guardiola (diferente da última temporada) e luta ponto a ponto pelo título da Premier League neste momento. A equipe vê Erling Haaland ser a máquina de gols de sempre, monopolizando os números, o que, ao mesmo tempo, expõe uma fragilidade do time.

O centroavante dinamarquês, autor de 19 tentos no Campeonato Inglês, é o artilheiro isolado dos Citizens. Na sequência dele vem os meias Foden, com sete gols, e Reijnders, com quatro. O restante são três jogadores com apenas duas unidades de bolas nas redes e outros quatro que só marcaram uma vez.

Há uma clara dependência nos gols do camisa 9 que os pontas Doku (apenas um gol na competição), Oscar Bobb e Savinho (ambos com nenhum tento) não conseguem compensar. Omar Marmoush, egípcio neste momento na disputa da Copa Africana de Nações, costuma fazer muitos gols na carreira, mas nesta temporada está zerado em 11 partidas da PL.

Para compensar isso, o Manchester City definiu o alvo perfeito para janela de transferências de janeiro, com tudo já quase alinhado para concretizar o negócio.

Semenyo poderá dar os gols necessários ao Manchester City

Na elite do futebol inglês há três anos, Antoine Semenyo, destaque do Bournemouth, está a pequenos ajustes para chegar ao Manchester City, que deve pagar a multa de 65 milhões de libras (R$ 474 milhões). As informações são do jornalista Fabrizio Romano.

O ganês de 25 anos, principal jogador do time que surpreendeu ao terminar em nono na última temporada e teve bom início em 2025/26, chama atenção, pois, mesmo sendo ponta esquerda, tem uma grande capacidade de balançar as redes.

O atacante, que também pode jogar pela direita ou como centroavante, cravou 28 gols só nas três edições anteriores do Campeonato Inglês. Como comparação, Doku, em 106 jogos pelo City, soma 17 tentos, enquanto Savinho, em 70 partidas, marcou cinco vezes.

O próprio Guardiola já cobrou seus atacantes por mais gols em outubro do ano passado, após vencer o Everton. “Também precisam fazer gols. Jogamos para servir o Haaland, mas há outros jogadores que precisam marcar. As oportunidades foram claras, precisam fazer. O nível de exigência é alto. As oportunidades que Savinho, Doku, Reijnders tiveram… precisam marcar. Caso contrário, não conseguiremos atingir os objetivos”, criticou.

A capacidade física de Semenyo para vencer duelos no corpo ou na velocidade são as maiores características, muito acionado em rápidas transições para o ataque. Semenyo ainda é ambidestro, o que contribui para seu repertório na cara do gol — tanto que, desde 2023 na Premier League, fez 16 gols de direita e 12 com a esquerda.

Mesmo que o Bournemouth tenha perdido o ritmo na temporada atual, há 10 jogos sem vencer após permanecer invicto por oito rodadas, o camisa 24 continua importante, com três bolas nas redes nos últimos quatro jogos.

A provável chegada ao City também vem com credenciais nas partidas frente ao Big Six. O atacante da seleção de Gana é um carrasco do rival Manchester United e Liverpool, com três gols em cada.

Semenyo comemora gol do Bournemouth
Semenyo comemora gol do Bournemouth (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

City supera concorrência dos rivais

O destaque de qualquer jogador fora do Big Six na Premier League chama atenção dos maiores times da Inglaterra. Tottenham, United e Liverpool foram vinculados ao atacante no último ano. O Arsenal, apesar de não citado, tinha um “trunfo”: o carinho do jogador.

— Sou torcedor do Arsenal. Não confundo os dois com o meu trabalho. É ótimo jogar contra o Arsenal, um time que acompanho a vida toda, e também quero jogar pelos grandes clubes. Para que isso aconteça, preciso provar isso — disse, ao portal “The Athletic”, em outubro de 2024.

— [É um sonho jogar no Arsenal?] Sim, qualquer time que jogue a Champions League, a Liga Europa — esse é o objetivo. Sei que isso não vai acontecer num estalar de dedos, vai levar algum tempo. Vai exigir gols. Vai exigir muitas atuações consistentes. Mas trabalhei a vida toda para isso e vou continuar trabalhando duro. Essa é a minha mentalidade — completou.

O sonho dos Gunners, pelo menos agora, não será cumprido. Inclusive, ele lutará para tentar tirar o título da equipe londrina, líder da Premier League, com quatro pontos de vantagem sobre o Manchester City.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo