Inglaterra

Rodri dá choque de realidade sobre situação do City e aponta erro de clube e imprensa

Manchester City fica a nove pontos do líder Arsenal, quase com as duas mãos na taça da Premier League

O Arsenal já tem quase as duas mãos na taça da Premier League após as partidas deste sábado (14). Enquanto o primeiro colocado, mais cedo, venceu o Everton, o segundo, Manchester City, ficou no 1 a 1 com o West Ham. A distância agora é de nove pontos. Uma das lideranças dos Citizens, Rodri, deu um choque de realidade que expõe a real situação da equipe.

O erro que podemos cometer é pensar que somos aquele time inacreditável que costumávamos ser“, assumiu o volante espanhol, à “TNT Sports”, após o empate em partida em que o time só sofreu uma finalização e empilhou chutes sem a efetividade necessária a quem está lutando pelo título.

É uma fala forte não só para dentro do clube, como também para quem acompanha o futebol, em especial a imprensa. O City deixou de ser aquele time que venceu quatro títulos ingleses seguidos entre 2021 e 2024. Durante esta temporada, mesmo quando emplacou longas sequências de invencibilidade, jamais inspirou a confiança de antes.

Mesmo tendo só uma derrota nas últimas 18 rodadas, vencendo dez e empatando outras sete, mostrou irregularidade. Muitas dessas igualdades no placar, como o 2 a 2 com o Tottenham após abrir dois de vantagem no primeiro tempo ou com o Nottingham Forest estando duas vezes à frente do marcador, ilustraram que os comandados de Guardiola não conseguem mais controlar as partidas.

Imaginar que qualquer um dos times do City do histórico pentacampeonato não conseguiria administrar vantagens em momentos sensíveis da temporada seria uma loucura — por vezes, esse estilo de jogo foi taxado como “chato” por defender o placar com a posse de bola. Eram elencos supervencedores, com rodagem nesse tipo de momento.

— Para ganhar a Premier League, você precisa ser mais consistente. No passado, tivemos a consistência para vencer e vencer e vencer, sempre encontrando uma forma. Antes, sempre encontrávamos uma maneira de ganhar esse tipo de jogo — analisou Pep à “BBC”.

Rodri e Guardiola após jogo do Manchester City
Rodri e Guardiola após jogo do Manchester City (Foto: IMAGO / Sportimage)

Por que o Manchester City deixou de ser o ‘time inacreditável’

“Estamos em um momento de processo para voltar àquele nível de antes”, completou Rodri na mesma resposta anterior.

A trajetória para voltar a ser o time campeão de antes leva tempo, afinal, o City viu vários de seus ídolos recentes saírem — Kevin de Bruyne, Gundogan, Ederson, Kyle Walker e mais nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo, muitos garotos e outros jogadores pouco vencedores na carreira chegaram para ser titulares.

Na derrota por 3 a 0 para o Real Madrid nas oitavas de final da Champions League na última semana, por exemplo, dois jogadores, Semenyo e Guéhi, estavam estreando na competição e Khusanov jogava o primeiro mata-mata, enquanto Savinho e O’Reilly somam poucas partidas no torneio.

A partida ficou marcada por um início bom dos ingleses, que sucumbiram mentalmente após o Madrid abrir o placar no primeiro ataque. Um reflexo de um time inexperiente nesse contexto. Manter uma base com Rodri, Bernardo Silva, Rúben Dias e Haaland não tem conseguido compensar isso.

— Há muitos jogadores jovens que estão um pouco abatidos agora. Eles não têm essa experiência nesses momentos, então é preciso apoiá-los. Não é hora de criticar. Você sorri e parte para o próximo jogo — analisou o meio-campista espanhol, também após o empate com o West Ham.

— Sou um jogador que tem experiência para entender as circunstâncias e saber que estamos em um momento de construir um time para vencer. Não é fácil, leva tempo e não é hora de apontar o dedo para ninguém — finalizou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Guardiola e Rodri não descartam título da Premier League

O City mantém o sonho pela taça a sete rodadas do fim da competição, apesar de entender a dificuldade da situação. “Talvez sim, talvez não. Não vamos abaixar os braços, vamos continuar lutando”, disse Rodri sobre a luta pelo título. “Não acabou”, reiterou Guardiola, também à “TNT”.

A equipe azul de Manchester se agarra a dois fatores para manter a esperança. Há um jogo atrasado a ser realizado contra o Crystal Palace, 14º colocado, que, se vencer, os deixa a seis pontos. Em 19 de abril, outra razão para acreditar: o Arsenal visita o vice-líder no Etihad Stadium. Uma vitória do mandante e a diferença cai para três.

O time de Guardiola, porém, inspira pouca confiança para que esses dois resultados se concretizem, ainda mais com os Gunners em fase regular, invictos há oito rodadas.

— Quando o título não for mais possível, então parabenizaremos o campeão, mas precisamos tentar — concluiu o técnico citizen.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo