Isso é ser capitão: Van Dijk coloca todo Liverpool à disposição para Matip superar terrível lesão
Virgil van Dijk assumiu o papel de líder que é e garantiu o apoio do elenco do Liverpool a Joel Matip, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho

O Liverpool terá um desfalque importante para o restante da temporada 2023/24 e provavelmente vai se despedir de um de seus ídolos dos últimos anos de uma forma mais triste do que gostaria. Titular em nove das 15 partidas disputados pelos Reds na atual Premier League, o zagueiro Joel Matip rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito já no segundo tempo da vitória sobre o Fulham, no último domingo (3), e não deverá reunir condições de jogo antes de julho.
A grave lesão fica é ainda mais frustrante do que o normal porque o camaronês talvez não volte a atuar com a camisa do Liverpool. No clube desde 2016 e tendo conquistado seis títulos desde então — incluindo uma Premier League e uma Champions League — o jogador de 32 anos tem contrato até o fim de junho deste ano.
O momento de Matip definitivamente é dos mais infelizes que um atleta de alto nível por experienciar, mas ao menos ele terá o apoio do companheiro de zaga e capitão Virgil van Dijk. Após nova vitória do Liverpool pela Premier League, esta sobre o Sheffield United na quarta-feira (6), o holandês se mostrou triste com a lesão e se colocou à disposição do amigo.
— É difícil para todos aceitarem. Sinto muito por ele e sua família. Dói para todos nós. Já entrei em contato com ele. Joel (Matip) é um jogador fantástico e está neste clube há muitos anos. Como amigo, é difícil ver — declarou Van Dijk ao The Athletic.
— Sabendo o que ele vai passar nas próximas semanas e meses, é difícil. Mas estamos aqui para ajudá-lo. Sempre que ele precisar de nós, estaremos lá para ajudá-lo. Em primeiro lugar, esperemos que a cirurgia corra bem e que o caminho para a recuperação comece — completou.
“Knowing what he will go through now over the next weeks and months, it’s tough. But we are here for him.”
Liverpool captain Virgil van Dijk has vowed to help Joel Matip come back from a devastating season-ending knee injury. #LFC
More from @JamesPearceLFC
— The Athletic | Football (@TheAthleticFC) December 7, 2023
Van Dijk já passou por isso e coloca o Liverpool inteiro como suporte
Virgil van Dijk também já sofreu com um rompimento de ligamento do joelho e sabe as dificuldades do longo período de recuperação. Em outubro de 2020, ele dividiu com o goleiro Jordan Pickford num clássico contra o Everton e levou a pior, retornando aos gramados somente em agosto do ano seguinte. Joe Gomez, outro zagueiro do elenco, é mais um que passou pela infeliz experiência, se lesionando em uma partida da seleção inglesa sub-21 em outubro de 2015 e voltando a jogar em novembro de 2016 pelo time sub-23 do Liverpool.
Até por saber como é passar por uma contusão dessa magnitude e ficar tanto tempo fora de combate, Van Dijk não colocou apenas si mesmo à disposição de Matip, mas também todo o plantel dos Reds.
— Eu falei com Joe Gomez sobre isso depois que recebemos as notícias. Eu e Joey podemos nos identificar (com a situação de Matip). Nós sabemos o que ele vai ter que passar por e o que sua família vai passar. não é fácil, mas ele vai receber todo o apoio de nós como time. É o mínimo que podemos fazer e vamos fazer — garantiu.
Quem substituirá Matip?
Com Joel Matip fora do restante da temporada, abre-se uma vaga na defesa ao lado de Virgil van Dijk. A primeira opção para a vaga do camaronês é o próprio Joe Gomez, que disputou 18 jogos até aqui na temporada e foi titular seis vezes na atual Premier League. Quem concorrerá com o inglês é o francês Ibrahima Konaté, que soma 14 jogos na temporada e também começou jogando seis vezes neste Campeonato Inglês.
Existe, no entanto, uma terceira, pouco provável e ainda desconhecida opção para o setor. O jovem Jarell Quansah, de 20 anos, tem recebido suas primeiras oportunidades na equipe principal dos Reds após uma rápida passagem por empréstimo ao Bristol Rovers, da terceira divisão inglesa. Até o momento, foram dez atuações pelo time de Jürgen Klopp, sendo oito como titular e três na Premier League.
— Acho que toda vez que Jarell (Quansah) teve a oportunidade ele foi bem até. Quando o momento chegar para ele, assim como todo jogador que irá entrar quando fizermos um rodízio ou lidarmos com lesões e suspensões, ele estará pronto. Nós ainda temos Ibou (Konaté) e Joey (Gomez), mas Jarell é uma opção muito boa também — pontuou Van Dijk.
Quansah preciso na marcação ⛔️
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) December 2, 2023
Os elogios do capitão não pararam por aí. O holandês ainda exaltou a evolução de Quansah desde que retornou do empréstimo ao Bristol Rovers e deixou um recado para outros garotos das categorias de base do Liverpool que cedo ou tarde terão chances no time principal.
— Para toda a jovem geração, se você está perto da equipe principal e de treinar conosco, você precisa absorver tudo que for possível. Ele é um bom garoto, quer aprender e está aprendendo. Se você tivesse me falado no começo da temporada que ele estaria indo tão bem como está, eu diria que você estava mentindo. Vamos ver o que o futuro trará para ele, mas parece bem brilhante — concluiu o zagueiro.