Premier League

Tanto Tottenham quanto Newcastle querem se recuperar, mas isso não quer dizer a mesma coisa

Enquanto o Tottenham tenta acabar com sequência sem vencer, Newcastle quer deixar para trás derrota acachapante para o Everton

Não é só a disputa pelo título que está acirrada na Premier League. Pela 16ª rodada da competição, Tottenham e Newcastle fazem neste domingo (10) um confronto direto por vaga em torneios europeus da próxima temporada, em Londres. Os Spurs estão atualmente na zona de classificação para Liga Europa e aparecem em quinto lugar com 27 pontos, um a mais que os Magpies, que ocupam o sétimo lugar.

Por mais que o objetivo atual seja o mesmo, até porque brigar pelo título parece um tanto quanto distante no momento, as duas equipes também buscam diferentes tipos de recuperação na Premier League. De um lado, o Tottenham quer encerrar a sequência de cinco jogos sem vencer. Do outro, o Newcastle tenta esquecer a derrota acachapante para o Everton e ganhar moral antes de decidir seu futuro na Champions League contra o Milan.

Como vem o Tottenham

O Tottenham era o líder da Premier League ao fim da 10ª rodada, com dois pontos de vantagem para o segundo colocado e rival Arsenal. Cinco partidas depois, no entanto, o time comandado por Ange Postecoglu está em quinto lugar a 10 pontos de distância do Liverpool, que assumiu o topo da tabela de classificação e disputou um jogo a mais.

Os Spurs não venceram nenhum dos últimos cinco compromissos que tiveram. Pior: abriram o placar em todas as cinco ocasiões e perderam de virada em quatro, somando somente um ponto no polêmico empate com o Manchester City no Etihad Stadium. O último revés foi para o West Ham, na quinta-feira (7), em duelo marcado pelo domínio no primeiro tempo que não foi convertido em uma ampla vantagem e pelas trapalhadas da defesa que garantiram três pontos para os Hammers.

Em entrevista coletiva no sábado (9), Postecoglu reconheceu que sua equipe tem tido dificuldade para transformar a superioridade nas partidas em um placar mais tranquilo e pediu atenção nesse quesito diante do Newcastle, mas depositou confiança em seus jogadores

— Do nosso ponto de vista, o importante é se impor no jogo, o que temos feito na maior parte do tempo. Não apenas se impor, mas também ter certeza de que temos essa vantagem para aproveitar o domínio que temos,, o que não fizemos até agora, especialmente nos últimos jogos. Ainda mais contra uma equipe como o Newcastle, porque são sempre uma ameaça de gols. Então, se somos dominantes nos períodos, precisamos aproveitar isso — afirmou o treinador.

— Queremos estabelecer os nossos padrões em termos da forma como queremos jogar e não vamos vacilar quanto a isso. Tenho certeza de que os jogadores estão tão determinado a mudar as coisas em termos de resultados, mas, ao mesmo tempo, não tem dúvidas quanto ao futebol que queremos jogar — completou.

Se vencer, o Tottenham chegará a 30 pontos e abrirá uma vantagem de três para o Manchester United, que foi goleado pelo Bournemouth e continua na sexta colocação (podendo cair para oitavo lugar se o Newcastle não perder e o West Ham derrotar o Fulham).

Como vem o Newcastle

Já o Newcastle sofreu apenas duas derrotas em suas últimas onze partidas de Premier League, mas o último revés foi bem amargo. Depois de vencer Chelsea e Manchester United no St. James' Park, o time comandado por Eddie Howe perdeu por 3 a 0 para o Everton na quinta-feira (7), com direito a três falhas decisivas do lateral-direito Kieran Trippier.

Agora, os Magpies vão em busca de um bom resultado diante do Tottenham para provar que a derrota em Goodison Park foi apenas um acidente de percurso e ganhar moral antes da última rodada da fase de grupos da Champions League. Atualmente na terceira posição do Grupo F, o clube do norte da Inglaterra precisa vencer o Milan em casa na quarta-feira (13) e de um tropeço do Paris Saint-Germain contra o Borussia Dortmund para avançar às oitavas de final.

Um triunfo sobre os Spurs também encerraria a sequência do Newcastle de quatro jogos sem vencer como visitante na Premier League. Após a goleada por 8 a 0 sobre o Sheffield United no fim de setembro, os comandados de Eddie Howe empataram com West Ham e Wolverhampton e perderam para Bournemouth e Everton. O treinador, inclusive, destacou a importância de uma melhor fora de casa em coletiva concedida na sexta-feira (8).

— Desde a última pausa internacional (Data Fifa), começamos muito bem nos três jogos (contra Chelsea, Paris Saint-Germain e Manchester United), mas precisamos melhorar a nossa forma fora de casa. Acho que isso é absolutamente crucial para nós e nós quero fazer isso o mais rápido possível — declarou Howe.

Se vencer neste domingo, o Newcastle ultrapassará o Tottenham e terminará a 16ª rodada em quinto lugar, posição que garante vaga na Liga Europa 2024/25.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo