Premier League

Everton aproveita noite infeliz de Trippier, vence o Newcastle em casa e respira aliviado na Premier League

Kieran Trippier cometeu três falhas decisivas, o Everton aproveitou e aplicou 3 a 0 sobre o Newcastle no Goodison Park

Primeiro colocado fora da zona de rebaixamento da Premier League, o Everton aproveitou uma noite infeliz do lateral Kieran Trippier, que cometeu três falhas decisivas, e venceu o Newcastle por 3 a 0, pela 15ª rodada, no Goodison Park. Dwight McNeil, Doucouré e Beto marcaram os gols da vitória.

Com o resultado, o Everton deixa temporariamente a zona de rebaixamento, com 10 pontos – teria 20 se não fosse a sanção que recebeu (veja abaixo). Enquanto isso, o Newcastle deixou de pontuar e permanece na 7ª colocação.

Os Toffees foram punidos há duas semanas com a perda de 10 pontos na tabela do torneio por supostamente infringir regras de sustentabilidade financeira da liga inglesa. A determinação fez com que a equipe de Liverpool caísse da 14ª posição para a vice-lanterna. Agora, a equipe esforça para garantir a arrancada que a afaste da zona da degola.

Na próxima rodada, Everton e Newcastle voltam a campo no domingo. Os Toffees recebem o Chelsea, e os Toons visitam o Tottenham.

Everton trabalha melhor sem a bola

O Everton teve menos a bola ao longo de todo o primeiro tempo – cerca de 70% a menos do que os visitantes. Mesmo assim, foi a equipe de Liverpool que criou mais jogadas perigosas. Foram 13 tentativas dos Blues contra apenas cinco dos visitantes. O problema é que o Everton errou mais o alvo, ao contrário do Newcastle que, das cinco finalizações, acertou a meta o mesmo número de vezes: duas.

As melhores jogadas do Newcastle foram pelo lado direito, com a dupla Alexander Isak e Anthony Gordon. No entanto, a falta de criatividade do meio de campo dificultou que os dois tivessem liberdade para flutuar no ataque adversário de forma mais objetiva. Por vezes, os Georgies tinham a bola, mas não conseguiam penetrar de nenhuma forma na área do Everton. Aliás, este tem sido um problema do time comandado por Eddie Howe, a falta de objetividade.

Aos 39 minutos, os donos da casa perderam uma oportunidade inacreditável de abrirem o placar. Na bola parada, Jarrad Branthwaite encontrou Dominic Calvert-Lewin em ótima condição para finalizar, mas o atacante pegou mal na bola, de pé esquerdo, e desperdiçou a melhor chance do time.

Noite trágica de Trippier define vitória dos Toffees

Na segunda etapa, o Everton adotou uma postura mais defensiva, com duas linhas de marcação bem compactas, para tentar limar de vez as ações ofensivas do Newcastle. A ideia de Sean Dyche rendeu bem. A liberdade que Isak e Gordon encontraram no tempo inicial cessou e, assim, os donos da casa conseguiram controlar a partida.

O jogo ia se encaminhando para um empate até os 75 minutos, mas foi aí que o lateral-direito Kieran Trippier perdeu tudo em campo. Simplesmente o jogador falhou nos três gols dos Toffees, e enterrou a boa defesa que o time ia fazendo. O primeiro gols foi de Dwight McNeil, que roubou a bola mal dominada do lateral, carregou até a entrada da área e finalizou pé esquerdo para acertar inaugurar o marcador.

Sete minutos depois, um lance parecido garantiu o segundo gol. Trippier errou o tempo de bola, Dwight McNeil pegou a sobra e encontrou Doucouré, que chutou com categoria no canto inferior para ampliar.

Por fim, Beto completou o placar elástico. Nathan Patterson mandou um lançamento longo, Beto dominou bem e entrou na área com a bola dominada e em velocidade para mandar debaixo das pernas do goleiro Martin Dúbravka. E adivinha quem deu condição para o atacante português? Ele mesmo… Trippier. Uma noite para o lateral apagar da carreira.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo