Solanke comandou uma vitória incontestável do Bournemouth sobre o Newcastle
Com boa atuação em casa, o Bournemouth conseguiu uma vitória importante para abrir pequena vantagem da zona do rebaixamento. Newcastle fica no meio da tabela

O Bournemouth se impôs com autoridade sobre o Newcastle e venceu por 2 a 0 no Vitality Stadium. O atacante Dominic Solanke foi o grande destaque da partida, com dois gols marcados, em um jogo que o Bournemouth foi bastante superior durante os 90 minutos da partida. Já o Newcastle, dirigido por Eddie Howe, ex-Bournemouth, teve uma atuação muito ruim, sem conseguir fazer o seu jogo em nenhum momento.
O Newcastle vinha de uma derrota contra o Borussia Dortmund pela Champions League, que colocou o time em uma situação difícil. De volta à Premier League, o desafio era diante de um time na rabeira da tabela, que briga contra o rebaixamento.
O Bournemouth, do técnico Andoni Iraola, ex-Rayo Vallecano, tinha os desfalques de Tyler Adams e Emiliano Marcondes, ambos machucados. O Newcastle tinha mais desfalques: Bruno Guimarães, suspenso, Harvey Barnes, Elliot Anderson, Sven Botman, Alexander Isak, Jacob Murphy e Matt Target, todos machucados. Isso além de Sandro Tonali, suspenso por ter feito apostas.
Brounemouth pressiona, mas empate prevalece
O Bournemouth não facilitou a vida do Newcastle. O primeiro tempo teve os mandantes melhores na partida, criando mais chances e sendo perigosos. Tanto é que foram sete chutes do Bournemouth, com quatro deles no alto. O Newcastle teve três chutes, sendo dois no alvo.
As duas melhores chances foram do Bournemouth. Logo a 10 minutos, Domenic Solanke foi lançado dentro da área, recebeu e demorou um pouco para finalizar. Acabou travado e desperdiçou a chance.
Aos 30 minutos, depois de cobrança de escanteio de Lewis Cook, a defesa afastou e a bola sobrou para Ryan Christie, de fora da área, emendar de primeira. O goleiro Nick Pope fez uma grande defesa e mandou para escanteio.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Solanke vence a defesa do Newcastle
No início do segundo tempo, o Bournemouth enfim conseguiu abrir o placar. Antoine Semenyo recebeu pelo meio, Joe Willick dividiu e a bola sobrou para Solanke, dentro da área, finalizar firme e marcar 1 a 0, aos 14 minutos da segunda etapa.
Aos 27 minutos, o Bournemouth colocou mais uma bola na rede. Cobrança de escanteio do lado esquerdo, Luis Sinisterra tocou de cabeça, a bola tocou no pé da trave e sobrou na pequena área, onde Solanke foi rápido para finalizar como conseguiu e marcar 2 a 0 para o time da casa. O gol até foi checado para um possível toque de mão do atacante, que a repetição deixou claro que não aconteceu.
Com a vantagem no placar, os Cherries controlaram o ritmo, dosando a velocidade e gastando o tempo. O time passou a apostar mais em contra-ataques, depois de passar a maior parte do jogo controlando as ações ofensivas. Os minutos finais foram de contra-ataques que o Bournemoth desperdiçou oportunidades por não ser preciso nos passes e finalizações. Daria para ter feito ao menos mais um e talvez mais dois gols na reta final com o espaço que teve.
No fim, uma vitória bastante merecida do Brounemouith, que chega a nove pontos com a sua segunda vitória na Premier League, após 12 jogos. Abre três pontos do Luton Town, primeiro time na zona do rebaixamento, e cinco pontos do Burnley, penúltimo colocado. Os Cherries respiram depois de quatro derrotas nos últimos cinco jogos. O Newcastle, por sua vez, permanece com 20 pontos, em sétimo lugar, e pode ser ultrapassado ainda nesta rodada, a depender dos outros resultados.
Na próxima rodada, depois da data Fifa, o Bournemouth vai até o Bramall Lane, casa do Sheffield United, para enfrentar o time da casa, no dia 25. O Newcastle volta a campo também no dia 25 em casa para enfrentar o Chelsea, no St. James’ Park.