Premier League

Bournemouth faz uma aposta bem interessante ao contratar Andoni Iraola

Aos 40 anos, Iraola vem de um bom trabalho no Rayo Vallecano e era cotado para a seleção espanhola, mas vai para a Premier Legue

O Bournemouth decidiu contratar o técnico Antoni Iraola, de 40 anos, para substituir Gary O’Neil, que deixou o clube. O espanhol assina contrato de dois anos com o clube inglês, depois de passar três temporadas dirigindo o Rayo Vallecano. O seu ótimo trabalho em Vallecas o fez ser muito cotado até para a seleção espanhola.

Iraola já era visto até como um possível substituto de Jose Luis de La Fuente, escolhido após a Copa do Mundo e a saída de Luis Enrique. Os questionamentos em relação ao técnico, pelo futebol apresentado, colocavam Iraola como o principal nome, alguém com um trabalho sólido para assumir o posto. Com o título da Espanha na Liga das Nações, De La Fuente consegue se fortalecer no cargo e ameniza as especulações.

O’Neil dirigiu 37 jogos na última temporada pela Premier League. Com 10 vitórias e seis empates na Premier League foram importantes para evitar o rebaixamento da equipe. Porém, o técnico, que inicialmente era interino, ficou até o fim da temporada. O’Neil substituiu Scott Parker, demitido na primeira rodada.

Iraola é ex-jogador do Athletic Bilbao e terminou em 11º no comando do Rayo Vallecano em La Liga. “Estamos muito satisfeitos para anunciar a contratação de Andoni Iraola como o novo técnico do clube em um contrato de dois anos. Andoni chega ao Vitality Stadium depois do fim do seu contrato no Rayo Vallecano, onde ele teve um período de três anos que terminou com a 11ª posição em La Liga na última temporada”, diz o comunicado do Bournemouth.

“Estamos empolgados em dar as boas-vindas ao clube”, afirmou o dono e presidente do Bournemouth, o americano Bill Foley, que assumiu o comando do clube em dezembro. “Com o seu contrato na Espanha terminando neste verão, queríamos agir rápido.”.

O estilo de jogo de Iraola chama a atenção. Ele conseguiu dar um estilo ao Rayo Vallecano, que conseguiu competir muito bem em La Liga, garantindo a presença na primeira divisão com sobras e ainda disputando uma vaga em competições europeias. Não conseguiu, mas terminou em alta.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo