Acima de Raphinha e Palmer em números, Savinho prova que pode ser mais que coadjuvante do City
Atacante brasileiro foi o destaque da vitória do Manchester City por 2 a 1 sobre Leicester

O Manchester City recebeu o segundo pior time da Premier League nesta quarta-feira (4) e venceu de forma protocolar: 2 a 0 sobre o Leicester, no Etihad Stadium. A equipe de Guardiola, ainda não tão inspirada quanto antes, precisou buscar alternativas sem Haaland e viu em Savinho uma opção para ser mais que um “pontinha”.
O brasileiro, melhor em campo ao atuar bem colocado à linha lateral direita, mostrou sua forte característica de criar chances com muita facilidade. Segundo a plataforma “SofaScore”, foram cinco passes decisivos do ponta. O melhor deles, a assistência logo no primeiro minuto de jogo.
Em roubada de bola de Doku por dentro, a cria do Atlético Mineiro recebeu, brecou antes da linha de fundo e tocou para trás rasteiro. O toque veio na medida para Grealish marcar de primeira e encaminhar a vitória, finalizada em gol de Marmoush ainda antes de meia hora da etapa inicial.
O passe para gol de Savinho de hoje foi o oitavo neste Campeonato Inglês e o 18º se considerar seu desempenho na última LaLiga pelo Girona. No mesmo recorte, Cole Palmer, do Chelsea, e Raphinha, do Barcelona, dupla badalada na Europa, tiveram 17 assistências cada somando jogos de liga nesta e na última temporada. Os dados são do portal “StatMuse FC”.
Savinho contra o Leicester:
- 85 minutos em campo, 61 toques na bola e 1 assistência
- 38 passes certos de 41 tentados (93%), 5 passes decisivo e uma 1 chance criada
- 2 finalizações (uma no gol e outra bloqueada) e 2 dribles certos
League assists since start of last season:
— StatMuse FC (@statmusefc) April 2, 2025
18 — Savinho
17 — Cole Palmer
17 — Raphinha pic.twitter.com/Xto63jFYRG
O atleta, que se tornou pai de uma menina no último mês, ainda é o vice-líder em assistências na Premier League entre os jogadores com 23 anos ou menos. Apenas Bukayo Saka, do Arsenal, com dez, tem mais.
Savinho ainda precisa melhorar a finalização para mudar de patamar no Manchester City

Como muitos pontas formados no Brasil, o jogador ainda sofre com a técnica na finalização. Os chutes de Sávio costumam sair sem força ou sem direção. Um número que prova isso é o de grandes chances perdidas: seis só neste Campeonato Inglês, muito acima do único gol marcado.
Savinho, porém, tem apenas 20 anos e ainda há muito tempo para amadurecer e evoluir, especialmente sob o comando de Pep Guardiola. O técnico catalão, inclusive, tem o apoiado, como assumiu o brasileiro nesta semana.
— Pep me ajudou muito. Ele sempre me diz para não mudar minha personalidade de jogar na frente, sempre tentando, se eu errar, tentar de novo. Ele fala com todos os jogadores assim, dando confiança. É difícil quando você erra, você perde a confiança. Mas ele me dá muito quando estou envolvido em um gol, faço um passe ou completo um drible, ele sempre me motiva. Sou muito grato pelo apoio dele — assumiu o ponta aos canais oficiais do Manchester City.
Já com uma grande capacidade de criar chances e vencer adversários com o drible no mano a mano, o atacante pode ser tornar um dos melhores do mundo se melhorar a conclusão e tomar um papel de maior protagonismo, seja no clube ou na seleção brasileira.