Premier League

Savinho conta como Guardiola recuperou sua confiança no City: ‘Ele fala com todos assim’

Em seca de gols, ponta da seleção brasileira tem sido criticado pela má pontaria e erros no último terço do campo

Savinho chegou à Inglaterra numa temporada conturbada para o Manchester City. Diferente dos últimos anos, os comandados do técnico Pep Guardiola não conseguiram exercer sua soberania diante dos rivais ingleses e disputam apenas o título da Copa da Inglaterra nesta reta final de 2024/25.

Entretanto, o jovem brasileiro de 20 anos tem feito boas atuações com os Citizens, sendo titular 19 vezes em 24 jogos que disputou na Premier League. Líder de assistências do time na liga inglesa, Savinho passa por um momento menos brilhante que o começo. Já são cinco jogos sem se envolver em gols da equipe.

Em 15 de março, inclusive, Savinho teve duas chances para chutar de fora da área e acabou isolando, irritando torcedores do Manchester City no empate em 2 a 2 com o Brighton em jogo válido pela 29ª rodada da Premier League. Mas o brasileiro conta com Guardiola, que tem papel fundamental na recuperação da confiança de seus jogadores.

— O Pep [Guardiola] me ajudou muito. Ele sempre me diz para não mudar minha personalidade de jogar na frente, sempre tentando, se eu errar, tentar de novo. Ele fala com todos os jogadores assim, dando confiança. É difícil quando você erra, você perde a confiança. Mas ele me dá muito quando estou envolvido em um gol, faço um passe ou completo um drible, ele sempre me motiva. Sou muito grato pelo apoio dele — contou Savinho aos canais oficiais do Manchester City.

Além do treinador, Savinho conta com o apoio de outros jogadores do elenco, incluindo seu compatriota Ederson, que já tem seu nome cravado na história do Manchester City, com 18 títulos conquistados, incluindo uma Champions League e seis troféus de Premier League, em oito anos de clube.

— Não foi difícil fazer bons relacionamentos com outros no time. Eles são jogadores de ponta que ganharam tudo e ainda querem ganhar. Foi muito fácil fazer essa conexão, e eles realmente me encorajaram. Eles me trouxeram, conversaram muito. Ederson, Matheus, Ruben, Bernardo… todos eles ajudaram muito quando cheguei. Os rapazes me deram muita confiança, Pep e a equipe também — continuou o atacante brasileiro.

Savinho pode deixar o Manchester City para jogar no Real Madrid?

Savinho comemora gol do Manchester City na Champions League (Foto: Imago)
Savinho comemorando gol do Manchester City na Champions League (Foto: Imago)

Em janeiro, o “Uol” trouxe a informação de que haveria interesse do Real Madrid em Savinho. Entretanto, a Trivela apurou que o Manchester City não toparia negociá-lo neste momento por valor algum. O próprio jogador deixou claro seu desejo de permanecer no clube pelo qual tem contrato até o final de junho de 2029.

— Estou aprendendo muito com Pep, companheiros de equipe, a liga em geral. Estou muito feliz de estar aqui e espero estar muitos anos jogando pelo Manchester City — concluiu.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Números de Savinho pelo Manchester City na Premier League

  • 1º do time em assistências: 7
  • 1º do time em assistências esperadas assistidas: 5,46 (7)
  • 2º do time em chutes realizados: média de 2,1 por jogo
  • 2º do time em chutes certos: média de 0,8 por jogo
  • 2º do time em grandes chances criadas: 10
  • 2º do time em dribles certos: média de 2,0 por jogo (aproveitamento de 57%)
  • 3º do time em passes decisivos: média de 1,6 por jogo
  • 3º do time em gols esperados marcados: 4,62 (1)

Ao mesmo tempo, Savinho é o terceiro jogador do Manchester City que mais perde a posse de bola na Premier League, com média de 11,2 por jogo. Também fica na mesma posição no quesito grandes chances perdidas (seis). Todos os dados foram retirados da plataforma especializada em estatística “Sofascore”.

Após ficar de fora da vitória sobre o Bournemouth no último dia 30 para acompanhar o nascimento, Savinho volta a ficar à disposição de Guardiola para o confronto contra o Leicester nesta quarta-feira (2), às 15h45 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela 30ª rodada da Premier League.

Os Citizens ocupam a quinta posição da tabela de classificação e miram entrar no G4. A diferença do City para o Chelsea, quarto, é de apenas um ponto (48 a 49).

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo