Champions League

Raphinha salva Barcelona de uma encruzilhada e se transforma em carrasco do Benfica

Decisivo como sempre, Raphinha foi o herói do Barcelona contra o Benfica (sim, de novo) na Champions League

Após o histórico 5 a 4 da 7ª rodada da Champions League, Barcelona e Benfica voltaram a se enfrentar para um novo capítulo repleto de emoções. Mais uma vez, Raphinha castigou os Encarnados e salvou o Barça de um problemão.

Nesta quarta-feira (5), o Barcelona venceu o Benfica por 1 a 0, no Estádio da Luz, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio. E o atacante brasileiro colocou a bola debaixo do braço, já que a equipe de Hansi Flick ficou com um jogador a menos ainda no 1º tempo.

Apesar da pressão das Águias, António Silva cometeu um erro grave na defesa ao entregar a bola nos pés do camisa 11 dos Blaugranas. Raphinha não perdoou e chutou rasteiro de fora da área para o fundo da rede.

Na melhor temporada da carreira, o atacante de 28 anos foi (de novo) o protagonista do Barcelona contra o Benfica. No último encontro entre portugueses e espanhóis, o brasileiro fez dois gols — incluindo o da vitória no último lance da partida.

Além da importância do gol na busca dos Culés por uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões, o camisa 11 ampliou seu número de participações em gols em 2024/25, provando mais uma vez que é sério candidato à próxima Bola de Ouro.

Raphinha pelo Barcelona nesta temporada

  • Jogos: 39
  • Gols: 25
  • Assistências: 17

Barcelona é traído por sua principal artimanha

Hansi Flick, técnico do Barcelona Foto: (Imago)
A estratégia do Barcelona quase deu errada Foto: (Imago)

A história poderia ter sido bem diferente se não fosse pela expulsão de Pau Cubarsí, aos 22 minutos da etapa inicial. O zagueiro viu o cartão vermelho direto após ser traído pela principal artimanha do Barcelona do técnico alemão: a linha de impedimento.

Vangelis Pavlidis pegou a bola na intermediária e ameaçou dar o passe para algum companheiro de Benfica. Entretanto, o centroavante grego mudou de ideia ao perceber a zaga do Barça recuando para tentar colocar os atacantes em posição irregular.

A saída para Pavlidis foi arrancar sozinho entre os defensores em direção à grande área. O camisa 14 dos Encarnados ficaria cara a cara com Wojciech Szczesny se não fosse por Cubarsí, que deu um carrinho por trás para matar a jogada.

Desde a chegada de Flick, o Barcelona tem apostado em uma linha de defesa alta para ludibriar os adversários. Até aqui, os Blaugranas têm colhido os frutos dessa estratégia, que enganou até mesmo o Real Madrid.

No dia 26 de outubro de 2024, o Barcelona goleou os Merengues por 4 a 0, no Santiago Bernabéu, pela 11ª rodada de LaLiga. Mais do que a eficiência defensiva, os Culés chamaram a atenção pela armadilha montada para Kylian Mbappé.

O atacante francês ficou em posição de impedimento incríveis oito vezes, invalidando diversas chances claras de gol do Real Madrid. Contra o Benfica, a zaga do Barcelona percebeu que a tática não é infalível.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo