Espanha

Raphinha ganhará renovação no Barcelona, mas já teria data para saída

Atacante brasileiro faz temporada de 'melhor do mundo' e recebe novo contrato como recompensa

Se não fosse a temporada de Salah no Liverpool, certamente Raphinha seria considerado o melhor jogador do mundo até aqui em 2024/25. O jogador do Barcelona soma 24 gols e 16 assistências em 38 jogos, o maior destaque do time que luta firme pelos títulos de LaLiga e da Champions League.

O nível de atuação do brasileiro, confiante, decisivo e um líder, em muitas partidas com a braçadeira de capitão, o faz ser valorizado dentro do clube catalão e receber uma merecida proposta de renovação. As informações são do jornal espanhol “Mundo Deportivo”.

Apesar da negociação estar em fase inicial, o jogador de 28 anos já teria na mesa um novo contrato ampliado até 2030 (o atual vínculo vai até 2027). O periódico destaca que há uma “boa harmonia” entre atleta e a gestão do time catalão que tem o brasileiro Deco como diretor-esportivo.

Raphinha também demonstra “grande vontade” de permanecer na Catalunha por entender que está vivendo o auge da carreira e se vê identificado com o projeto esportivo. O objetivo do ponta da seleção brasileira é ganhar mais taças pelo clube e acredita que os próximos dois anos serão decisivos em sua carreira.

Raphinha celebra gol pelo Barcelona
Raphinha celebra gol pelo Barcelona (Foto: Imago)

Essa renovação, no entanto, também pode significar que o brasileiro já projeta uma saída do clube.

Raphinha pode se aventurar na Arábia Saudita após a Copa do Mundo

O “Mundo Deportivo” ressalta que, após a disputa da Copa do Mundo entre junho e julho de 2026, o atacante poderia dar fim a sua passagem nos Culés e aceitar uma proposta de alguma liga emergente, como a Arábia Saudita.

Seria o primeiro “grande contrato da vida” de Raphinha, que antes do Barça atuou por Leeds United, Rennes, Sporting e Vitória de Guimarães.

— No plano esportivo, Raphinha sabe que não estará melhor do que no Barça, mas economicamente existem grandes times e ligas emergentes com muito mais potencial do que o clube blaugrana. Mas isso é futebol e também é verdade que Raphinha é um jogador que explodiu tarde e não assinou um grande contrato até chegar ao time catalão. É por isso que a próxima Copa do Mundo marcará o fim da carreira [na Catalunha] do atacante do Barça e novos horizontes podem se abrir ali. Veremos — escreveu o jornalista espanhol Ferran Martínez na reportagem.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Brasileiro poderia ter deixado Barcelona nas últimas janelas

Foram praticamente três janelas de transferências consecutivas, entre o meio de 2023 e 2024, que Raphinha foi procurado pelo fundo soberano da Arábia Saudita para reforçar um dos quatro times estatais (Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ahli e Al-Ittihad).

Contratado pelo Barça em 2022, o brasileiro não conseguiu se destacar como se esperava com Xavi Hernández nas duas primeiras temporadas e sua saída não seria um grande problema para o Barça por conta dos problemas financeiros que assolam o clube catalão.

O jogador, no entanto, se manteve firme e nunca pensou seriamente em sair, como publicou o “Mundo Deportivo” e reiterado por entrevistas do atacante.

Meu foco sempre foi apenas o Barcelona. Senti a confiança das pessoas do clube, sabia do meu valor e do que posso dar ao Barça diariamente — afirmou ao jornal “L'Équipe”, em fevereiro deste ano.

Se mostrou uma decisão muito acertada de Raphinha, que vive a melhor temporada da carreira, somando quase tanta participações em gols (40) como nos dois últimos anos pelo Barça somados (43 em 87 jogos).

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo