Folga? Ceia? Como é a rotina dos jogadores da Premier League no Natal pré-Boxing Day
Com o tradicional Boxing Day, calendário do futebol inglês não para durante últimos dias de dezembro
Em meio às comemorações de fim de ano, o tradicional Boxing Day costuma colocar água no chope das festas de Natal dos jogadores que atuam na Premier League.
E quase que literalmente. Como o calendário na Inglaterra não para durante os últimos dias de dezembro, as festividades natalinas costumam ser de trabalho para os atletas.
Abaixo, a Trivela conta como é a rotina de jogadores e clubes da Premier League no dia de Natal. Confira também ao final desta reportagem a lista de jogos do Boxing Day (26 de dezembro) na Inglaterra.
VEM AÍ! 🔄
A janela de transferências do inverno se aproxima. Confira as datas de abertura e fechamento e cada país:https://t.co/FrnAXJwGFw
— Trivela (@trivela) December 23, 2024
Como é a rotina de um jogador da Premier League no Natal
Primeiro, é preciso de dizer que as tradições e festas natalinas no Reino Unido são diferentes das celebrações no Brasil.
Os ingleses abrem os presentes e fazem a ceia de Natal no dia 25 de dezembro. E não na véspera, como em solo brasileiro.
Os jogadores de clubes da Premier League estão acostumados com trabalho — não lá muito pesado — durante as festividades.
> A rotina da Premier League no pré-Boxing Day
- jogadores costumam treinar na manhã véspera do Boxing Day;
- as sessões de treino são mais curtas no dia do Natal;
- jogadores são liberados para passar as festas com a família;
- times visitantes no Boxing Day viajam no dia 25 e passam o Natal juntos no hotel.
No caso dos clubes que têm a sorte de ser mandantes no Boxing Day, as sessões de treino são realizadas normalmente no dia 25 pela manhã.
Costumam ser atividades bem curtas, em que o jogador chega ao CT, participa dos treinamentos e depois já é liberado para passar as festas com a família.
Vale lembrar que, na Inglaterra, os clubes não costumam adotar o regime de concentração como prática para jogos em casa, como ocorre com muitas equipes no Brasil.
— A gente comanda uma atividade, mas não “seguramos” os jogadores no CT por mais tempo do que o necessário, para que eles possam aproveitar o Natal como todo mundo — diz Eddie Howe, técnico do Newcastle.
No caso dos times que atuam como visitantes no Boxing Day, a rotina é diferente.
As sessões de treino, por vezes, ocorrem à tarde. E os jogadores vão do treino direto para a viagem ou para o hotel, onde passam o Natal com os demais companheiros.
E a ceia de Natal?
Mesmo que os jogadores tenham aval para passar o Natal com a família, eles costumam se “segurar” durante a ceia.
Os atletas são recomendados a evitar comidas mais pesadas e a não consumir bebidas alcoólicas nas reuniões com as famílias.
— Muita gente da família não consegue entender… Eles falam: “toma uma”, e a gente responde: “temos jogo”. Um drink ou dois não vai fazer absolutamente nada, mas eu nunca bebi no Natal — Jamie Carragher, ídolo do Liverpool.
Crise faz Guardiola cancelar folga
Campeão de seis das últimas sete edições da Premier League, o Manchester City é — ou era — uma exceção à regra.
Diante da soberania na liga, Pep Guardiola costumava dar uma folga de Natal aos seus jogadores.
Mas isso mudou com a crise atual de sua equipe, que perdeu nove dos últimos 12 jogos na temporada. Por isso, o treinador decidiu cancelar o descanso no dia do natal.
Guardiola, inclusive, já teve problemas com a folga de Natal. Em 2021, Phil Foden e Jack Grealish “passaram do ponto” nas comemorações e acabaram cortados da vitória por 4 a 0 sobre o Newcastle na ocasião.
Os jogos do Boxing Day (26/12)
- Manchester City x Everton — 09h30 (de Brasília
- Bournemouth x Crystal Palace — 12h
- Chelsea x Fulham — 12h
- Newcastle x Aston Villa — 12h
- Nottingham Forest x Tottenham — 12h
- Southampton x West Ham — 12h
- Wolverhampton x Manchester United — 14h30