Premier League

Reverência e referência: Arne Slot fala sobre Klopp em primeira entrevista como treinador do Liverpool

Um mês após ter o seu nome confirmado no comando técnico do Liverpool, o holandês Arne Slot falou sobre a influência do Klopp no seu trabalho.

Um mês após o anúncio de Arne Slot como técnico do Liverpool, o novo comandante dos Reds falou as suas primeiras palavras no cargo. O sucessor de Jurgen Klopp visitou pela primeira vez – ao mesmo de forma oficial – o Centro de Treinamento AXA e revelou os bastidores da sua chegada.

Após se destacar no Campeonato Holandês pelo Feyenoord, onde conquistou a taça na temporada 2022-23, o ex-meio campista de 45 anos chamou a atenção no futebol mundial pelo futebol vistoso do seu ex-clube. Chegando ao seu sexto ano de carreira, ele terá no Liverpool o seu maior desafio.

Reverência, referência e similaridade: o que Slot e Klopp têm em comum

Quando Jurgen Klopp assumiu o cargo de técnico do Liverpool, em 2015, Arne Slot sequer havia iniciado a sua carreira como treinador. O jovem holandês de 45 anos só teve a sua primeira chance como comandante principal de uma equipe em 2019, no Az Alkmaar, da Holanda, mesma temporada em que os Reds venceram pela primeira vez um título de Premier League.

Em 2021 Slot assumiu o comando no Feyenoord, e logo em seu primeiro ano levou time ao vice-campeonato da Liga Conferência. Já na temporada seguinte, conquistou o 16º título do Campeonato Holandês da equipe. Na última temporada, mais um título, desta vez, da Copa da Holanda em 2023/24

Não à toa, Arne vê em Klopp uma referência no futebol. Durante as suas primeiras palavras como comandante da equipe da Inglaterra, Arne revelou que assistia aos jogos do Liverpool e, durante quase uma década, Klopp foi referência de estilo de jogo.

— Tenho 45 anos e assisto futebol há muito tempo. Houve uma época que assistia muito à rivalidade do Barcelona de Messi e Iniesta contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. Quando essa era acabou, a nova rivalidade do futebol europeu foi o Liverpool de Klopp e o City de Guardiola. Para todos que amam futebol, foi uma era fantástica ver os dois tirando o melhor um do outro. Então, eu vi muitos jogos dos Liverpool — revelou o novo treinador do Liverpool.

Jorgen Klopp, Liverpool
Em 9 temporadas, Klopp conquistou títulos e o coração dos torcedores dos Liverpool. Foto: Icon Sport

Essa referência se faz presente no estilo de jogo dos dois treinadores. Feyenoord e Liverpool (ex e atual clube de Arne) jogam de maneira parecida, com velocidade e controle da bola. Sem ela, intensidade e agressividade para recuperar.

Outra característica que se assemelha ao antigo treinador do Liverpool é a capacidade de trabalhar com jovens promessas. Não à toa, Klopp e o Liverpool venceram a Copa da Liga Inglesa com uma equipe onde os principais destaques da final contra o Chelsea foram três jogadores com menos de 20 anos.

— Há semelhanças, e essa é uma das razões pelas quais eu vim. O Liverpool não estava procurando exatamente o mesmo tipo de treinador, mas acho que quando algo dá certo, uma maneira de jogar, você gostaria de continuar com isso. É o meu estilo. Os fãs gostam de ver um time que faz de tudo para vencer um jogo — disse o treinador.

Respeito pela história de Klopp ditou demora de Arne Slot

Quem que fosse o substituto de Jurgen Klopp no comando do Liverpool sabia encontraria um time moldado para e pelo antigo treinador. Nos bastidores, Klopp sempre foi muito querido e a sua despedida foi marcada por emoção e homenagens.

Muito por isso, Arne Slot decidiu esperar um melhor momento para falar as suas primeiras palavras como comandante do Liverpool.

— Acima de tudo, pela despedida de Jurgen (Klopp), que foi muito especial por aqui, e foi no mesmo dia que deixei o Feyenoord. E também vi que tiveram outras despedidas, então foi justo com ele, com o clube e com os torcedores esperar um pouco. Agora é um bom momento para chegar — revelou Arne.

Mas, embora ainda não tivesse falado oficialmente como treinador do Liverpool, Arne garante que o trabalho nos bastidores começou há bastante tempo.

— Vamos deixar claro: eu não comecei hoje, já venho tento contato com alguns membros da comissão técnica, com Richard (Hughes, diretor de futebol do Liverpool) para garantir que a equipe esteja bem e pronta para a temporada que chega. Muitas coisas foram feitas, mas nos bastidores — garantiu.

Números de Klopp pelo Liverpool:

  • Temporadas: 9
  • Jogos: 489 partidas
  • Vitórias: 298
  • Derrotas: 109 derrotas
  • Títulos: 8

Longe, mas não distante: Klopp deu as boas-vindas a Arne Slot

Mesmo longe, não parece que seja um desejo de Jürgen Klopp se distanciar do Liverpool, ao menos foi o que garantiu o novo comandante da equipe.

Arne contou que conversou com o ex-comandante e aproveitou para ouvir algumas dicas importantes.

— Quando alguém trabalha por 9 anos em um clube e teve tanto sucesso você quer saber tudo com ele, sobre os jogadores, mesmo que eu tenha a minha opinião sobre eles […] Ele me deu algumas boas dicas. Mas o principal para mim foi que ele disse que estava muito feliz por mim e que seria o meu maior fã a partir de agora, já que é torcedor do Liverpool. Não se vê isso com muita frequência, diz muito sobre o seu caráter — disse.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo